31/07/2026 04:20:12
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14797/

5ª Festa do Milho consolida tradição cultural e reúne grande público em Lucas do Rio Verde

A programação continua neste domingo (10), com atrações locais e nacionais
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
10/05/2026 11:50

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

Caminhando para se tornar uma das maiores festas do estado, a 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde confirmou sua força cultural ao transformar, neste sábado (9), a rotatória do Paço Municipal em um grande palco de encontros, sabores e música, celebrando um dos grãos mais importantes do agronegócio mato-grossense.

De acordo com a Guarda Civil Municipal, aproximadamente 12 mil pessoas passaram pela primeira noite da festa.

“O milho é uma das grandes riquezas de Lucas do Rio Verde, faz parte da nossa história e da nossa economia. E a Festa do Milho vem justamente para celebrar isso. É muito bom ver como a população abraçou esse evento, que é preparado com tanto carinho, para oferecer o melhor da gastronomia e shows de qualidade para toda a família luverdense”, destacou o prefeito Miguel Vaz.

“É com grande alegria que realizamos a 5ª edição da Festa do Milho, um evento que celebra a força da cultura luverdense, do produtor, dos empreendedores e de todos que contribuem para transformar essa festa grandiosa em realidade”, completou a secretária de Cultura, Luciana Bauer. 

Conquistando quem passava pelo local, a praça de alimentação da festividade reuniu sabores das cinco regiões do Brasil, em uma diversidade gastronômica apresentada por empresas, associações e instituições filantrópicas da cidade.

E enquanto o público aproveitava as opções gastronômicas, a música tomava conta do espaço. Agitando a plateia, o palco da festa recebeu as apresentações dos artistas locais Harley e Gustavo e DJ Munhoz, além do show nacional da dupla Carreiro e Capataz.

Entre os presentes, o morador de Lucas do Rio Verde há 23 anos, Jorge Luiz Pereira, levou toda a família para prestigiar o evento e destacou a importância de iniciativas como essa. “As pessoas precisam valorizar o nosso município. A cada ano, eu percebo que a festa melhora, porque o poder público se preocupa com a população. Incentivar a cultura é fundamental, ainda mais quando as crianças podem aproveitar o parque gratuito e a alimentação tem preços acessíveis. Por isso, faço questão de vir todos os anos com a minha família para prestigiar.”

Além da exposição de maquinários e artesanatos, a Secretaria de Saúde também disponibilizou vacinas de rotina e contra a gripe para os grupos prioritários.

Somando-se às ações de cuidado e responsabilidade social, em parceria com o Projeto Lixo Zero, o evento contou ainda com um espaço de triagem de resíduos, garantindo a correta separação do material produzido durante a festividade e evitando o descarte inadequado.

A programação segue neste domingo (10) com a estreia do concurso “Fera do Milho”, que vai premiar em dinheiro quem conseguir comer mais milho cozido em cinco minutos. A atração nacional será a dupla Henrique e Diego. 

A Festa do Milho é uma realização da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e, neste ano, conta com o patrocínio da Sicredi Ouro Verde e da FS Fueling Sustainability, além do apoio institucional da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e do Governo do Estado de Mato Grosso.

O evento também conta com o apoio da Fundação Rio Verde e das empresas SR Caminhões, Miranda Containers, Agro Baggio e da cooperativa Sicoob Credisul.

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/07/2026 15:48

Do campo à escola: estudantes conhecem a importância da agricultura familiar para a merenda escolar

Realizada em alusão ao Dia do Agricultor, a iniciativa buscou valorizar e aproximar os estudantes da realidade da produção local


30/07/2026 13:25

Trabalho da Prefeitura fortalece agroindústrias e amplia oferta de alimentos inspecionados em Lucas do Rio Verde

O selo SIM/CIDESA possibilita a comercialização de produtos de origem animal nos 16 municípios consorciados


30/07/2026 09:11

Vigilância Sanitária realiza capacitação para manipuladores de alimentos

Serão duas turmas, nos dias 10 e 17 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do QR, disponível no site oficial


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio


27/07/2026 09:05

Case de Lucas do Rio Verde inspira debate sobre habitação em evento que reuniu lideranças do agro em Sorriso

Durante o GAFFFF 2026, prefeito Miguel Vaz apresentou o modelo habitacional do município e reforçou a meta da gestão de alcançar 8 mil oportunidades habitacionais em oito anos