13/06/2026 07:52:12
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14889/

Mutirão CAR Digital 2.0 inicia com participação de produtores rurais da região

Evento também foi marcado pelo lançamento do Lucas Legal 2.0
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
09/06/2026 11:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo)


Ajustar tamanho da fonte:

Nesta segunda-feira (8), teve início a programação do Mutirão CAR Digital 2.0 e o lançamento do Lucas Legal 2.0, uma parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), com a participação de representantes de diversos municípios da região.

O Mutirão Car Digital 2.0 tem como objetivo atender proprietários rurais, com ou sem agendamento, oferecendo orientações e suporte técnico sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro público eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais do país.

Criado pelo Código Florestal, o CAR reúne informações geográficas e ambientais das propriedades, como Áreas de Preservação Permanente (APPs) e reservas legais, permitindo o monitoramento e a regularização ambiental dos imóveis rurais.

A iniciativa busca ampliar o acesso às informações, promover a regularização ambiental e oferecer mais segurança aos produtores no cumprimento das exigências do CAR Digital.
A programação teve início com uma abertura oficial que contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Joci Piccini, da secretária-adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Tiago Cinpak, além de demais autoridades.

“Um encontro com um bom propósito entre o poder público do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e o produtor rural, com a participação do Poder Executivo local. O município de Lucas do Rio Verde já é referência em regularização ambiental desde o início do projeto Lucas do Rio Verde Legal. Agora, com esse mutirão e a presença da Sema no município, temos uma grande oportunidade de avançar ainda mais na regularização ambiental das propriedades rurais. É uma iniciativa que vem para fortalecer esse processo e garantir que os produtores tenham suas propriedades devidamente regularizadas”, destacou o prefeito Miguel Vaz.

O vice-prefeito Joci Piccini ressaltou a importância da regularização ambiental para fortalecer a competitividade do agronegócio e ampliar o acesso aos mercados.

“Um estado como Mato Grosso, que é gigante em produção, precisa estar organizado. Hoje, antes de vender, é necessário estar com toda a documentação em dia. Queremos zerar os passivos ambientais para que Lucas do Rio Verde seja reconhecido como um município organizado, preparado para receber investimentos e com produtos valorizados em qualquer mercado do mundo”, afirmou.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou a importância de receber um evento que reúne municípios vizinhos e promove a regularização ambiental das propriedades rurais.

“O produtor é o nosso principal convidado, com seu responsável técnico, para acompanhar a situação do imóvel rural e aproveitar essa oportunidade para avançar na regularização e aprovação do CAR junto à Sema”, disse.
Palis também destacou o lançamento do Lucas Legal 2.0, nova ferramenta que será disponibilizada pelo município para apoiar os produtores rurais.

“Estamos lançando a segunda fase do Lucas Legal, uma ferramenta que ficará à disposição do produtor para apoiar justamente na regularização e aprovação do CAR junto à Sema. É uma parceria entre Estado, Município, produtores rurais, sindicato e profissionais da área ambiental, com o objetivo de alcançarmos 100% das propriedades rurais regularizadas ambientalmente”, ressaltou.

A primeira palestra da programação abordou o tema “CAR Digital 2.0: Inovação e evolução da regularização ambiental em Mato Grosso – O retrato de Lucas do Rio Verde”, ministrada pela secretária-adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto.

“Lucas do Rio Verde é a nossa casa, é a casa do CAR. Foi aqui que nasceu o Cadastro Ambiental Rural, em 2006. Por isso, é sempre uma satisfação retornar ao município para compartilhar informações e conhecimento. Agora, com o Lucas Legal 2.0 conectado ao sistema do Simcar, teremos mais uma ferramenta para auxiliar os produtores rurais na resolução de pendências e na regularização de suas propriedades”, explicou.
Luciane destacou ainda que o objetivo é garantir segurança jurídica aos produtores rurais.

“Esse é o objetivo da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em parceria com a Sema: oferecer segurança jurídica, técnica e ambiental para que os produtores possam comercializar seus produtos sem obstáculos. Durante os três dias de atendimento, estaremos à disposição para orientar e auxiliar na resolução de pendências”, acrescentou.

O Sindicato dos Produtores Rurais também apoia a iniciativa, que busca agilizar a regularização ambiental por meio do CAR Digital 2.0.

“O CAR Digital vem com uma proposta diferente. Ele reduz a interferência manual nos processos e utiliza tecnologias como imagens de satélite, tornando as análises mais ágeis e eficientes. É um grande avanço e uma importante modernização para os produtores, que são os maiores interessados em manter suas propriedades regularizadas ambientalmente”, destacou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Tiago Cinpak.

Os atendimentos serão realizados na CDL de Lucas do Rio Verde. No dia 9 de junho, o horário será das 13h30 às 18h. Já nos dias 10 e 11 de junho, os atendimentos ocorrerão das 8h às 18h.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico


12/06/2026 13:26

Lucas do Rio Verde realiza caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Objetivo foi lembrar que toda criança tem direito a crescer com respeito, cuidado e segurança


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual


11/06/2026 17:00

Cursos gratuitos nas áreas de administração e bem-estar abrem vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam ainda no mês de junho e as vagas são limitadas.


11/06/2026 13:53

Nova UBS Parque das Araras funcionará nos finais de semana e feriados

Além do funcionamento aos sábados, domingos e feriados, a UBS terá atendimento na hora do almoço. A inauguração será na segunda-feira (15), às 16h


11/06/2026 10:13

Jovens nascidos em 2008 têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório

Prazo encerra no dia 30 de junho e Junta de Serviço Militar orienta jovens sobre as próximas etapas do processo, incluindo o Juramento à Bandeira


11/06/2026 10:11

Inscrições abertas para a Trilha da Economia Criativa em Lucas do Rio Verde

Programa oferece capacitação completa para artesãos e fortalece negócios locais


11/06/2026 08:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga agenda cultural do segundo semestre de 2026

Programação reúne eventos culturais, artísticos e educativos de junho a dezembro, com atrações para todas as idades


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)