02/10/2026 19:50:55
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/15211/

3ª fase da VI Olimpíada de Matemática é aplicada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Educação, em parceria com a Unemat, busca fortalecer a aprendizagem da disciplina entre os estudantes da rede municipal
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
02/10/2026 12:46

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Nesta sexta-feira (2), 126 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Lucas do Rio Verde participaram da 3ª fase da VI Olimpíada Municipal de Matemática. Com objetivo de fortalecer o ensino e a aprendizagem da disciplina, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop.

“Esse é um momento extremamente importante. A primeira fase contou com a participação de mais de 5 mil alunos e, hoje, estão aqui aqueles que conseguiram avançar tanto na primeira quanto na segunda fase. A Olimpíada vem colaborar com a prática do professor e com o esforço das equipes gestoras para fortalecer o ensino da disciplina nas unidades escolares. Essa iniciativa representa um ganho muito importante para Educação de Lucas do Rio Verde, trabalhando habilidades essenciais como o raciocínio lógico”, destacou o assessor pedagógico e coordenador local da Olimpíada, Osmar Silva.

A Olimpíada Municipal de Matemática é organizada em três níveis: o Nível 1 inclui os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; o Nível 2, os do 6º e 7º ano; e o Nível 3, os do 8º e 9º ano. 

Felipe Barbosa está participando pela primeira vez da competição e relata estar confiante com o seu desempenho na prova. “Foi muito legal eu ter conseguido passar para a última fase. Eu gosto muito de matemática e estudei tanto em casa quanto na escola e espero estar pelo menos entre os três melhores resultados.”

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O impacto da olimpíada também é percebido pelas famílias, que acompanham de perto essa experiência. Para Lianda Noara, mãe de Felipe, a competição amplia os horizontes dos estudantes e fortalece a dedicação aos estudos.

“É uma iniciativa muito importante, porque ajuda os alunos a construir uma visão de futuro relacionada à aprendizagem. Mesmo sendo uma olimpíada de matemática, ela os inspira a se esforçar para alcançar objetivos mais claros. Percebo que, a partir dessa experiência, meu filho se dedica mais aos estudos em todas as disciplinas, além de desenvolver a autoestima”, afirmou.

Os alunos, escolas e profissionais de educação que alcançarem os melhores resultados serão homenageados durante a Cerimônia de Premiação, prevista para novembro.

Conquista para a Educação

Recentemente, o prefeito Miguel Vaz sancionou a Lei Municipal nº 3.988, que institui uma política permanente para elevar o nível de proficiência em Matemática dos estudantes da Rede Municipal. 

A legislação assegura a realização anual da Olimpíada e prevê a criação de um Grupo de Aprofundamento Matemático para estudantes com melhor desempenho na competição. 

Outra inovação trazida pela norma é a concessão de bolsas de incentivo educacional para os participantes do Grupo, conforme a disponibilidade orçamentária da Secretaria de Educação. 

“Essa iniciativa de incentivo à aprendizagem da matemática vem somar esforços e fortalecer o ensino em nossas escolas municipais. Ela estimulará a cultura da investigação científica, da inovação e do pensamento matemático entre os nossos jovens, além de identificar, incentivar e desenvolver os talentos de Lucas do Rio Verde”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Os critérios para o preenchimento das vagas no Grupo de Aprofundamento, bem como os valores das bolsas de incentivo, serão regulamentados por meio de decreto.

Confira a Lei nº 3.988/2026 na íntegra por meio do endereço eletrônico: https://leis.org/3wq9q. 
 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/10/2026 12:31

Outubro Rosa: UBSs terão programação especial voltada à saúde das mulheres

Serão ofertados diversos serviços, incluindo exames clínicos de mama, ações de rastreamento e coleta de preventivo


02/10/2026 10:22

UAB/UFR ofertam vagas para curso de especialização em Design Educacional para a Produção de Material Didático em Mídia Digital

São 30 vagas para Lucas do Rio Verde; as inscrições são gratuitas e seguem até o dia 16 de outubro


02/10/2026 10:21

Mais de 400 idosos participam de evento em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa

Programação foi realizada em parceria com a Justiça Comunitária


01/10/2026 16:32

Nova Rota inicia hoje (1º) intervenções na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Ações começam nesta quinta-feira (1º) e incluem novas agulhas de acesso, ampliação de terceira faixa, drenagem e recuperação das vias marginais


01/10/2026 11:11

Dia Mundial do Coração terá ação gratuita de saúde neste sábado (03)

O evento “Acerte sua Pressão” será realizado no estacionamento do Supermercado Pasqualotto, das 7h30 às 11h30


30/09/2026 17:57

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresentou prestação de contas do 2º quadrimestre de 2026

Cumprindo à Lei de Responsabilidade Fiscal, a audiência pública foi realizada nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal


30/09/2026 11:08

Lucas do Rio Verde lança cadastro municipal para pessoas com deficiência

Cadastro é on-line e permite solicitar carteira de identificação


30/09/2026 10:28

Projeto Força Mulher certifica mulheres em curso de manicure e pedicure em Lucas do Rio Verde

Ao todo, 17 mulheres finalizaram a qualificação profissional


29/09/2026 15:40

Prefeitura de Lucas do Rio Verde confirma transporte gratuito de ônibus nas Eleições 2026

Linhas 400, 500 e 600 terão gratuidade nos dois turnos de votação


29/09/2026 13:17

Alunos concluem cursos gratuitos do programa Ser Família Capacita em Lucas do Rio Verde

As capacitações ofertadas foram de eletricista predial e assistente de recursos humanos


29/09/2026 10:15

Saae amplia atendimento no bairro Menino Deus com novo poço tubular

Obra é executada com recursos próprios e deve beneficiar mais de seis mil moradores