30/04/2026 19:11:28
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1541/

Conferência Municipal de Saúde começa hoje a noite no auditório da Câmara Municipal

O evento acontece a cada quatro anos em todo o País e visa promover a participação da sociedade nas discussões e mudanças necessárias no sistema público de saúde.
Por Ascom/Marcello Paulino
03/06/2011 08:31

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

A Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje (03) e amanhã (04) no auditório da Câmara Municipal a quarta edição da Conferência Municipal de Saúde. A solenidade de abertura esta marcada para hoje, às 19h, com a presença de diversas autoridades.

O evento é realizado a cada quatro anos em todos os municípios do Brasil e visa promover discussões e envolver todos os setores da sociedade, afim de buscar soluções para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS). “A conferência é uma grande oportunidade para que a população participe das discussões e sugira mudanças para melhorar a saúde pública”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Pascoal de Oliveira Junior.

Em Lucas do Rio Verde, a pauta de discussões da conferência gira em torno do tema “Todos usam o SUS – Meta: acesso, acolhimento e resolutividade”, com foco no “Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS”.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Bárbara Marconi explica que todas as propostas levantadas e votadas pela população presente no evento, assim como as sugestões apresentadas pelos demais municípios de Mato Grosso serão encaminhadas para análise nas etapas estadual e nacional da conferência, que acontecem em outubro e novembro, respectivamente.

Na Conferência Nacional de Saúde, as propostas são analisadas e novamente votadas. As melhores sugestões são implantadas e retornam ao município como políticas públicas. De acordo com a coordenadora de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Benedita Leandro, a conferência também é uma oportunidade para que o município ouça da população suas reais necessidades.

Benedita ressalta que algumas das ações realizadas nos últimos anos, como a ampliação do atendimento nas unidades de saúde, a construção do Centro de Imagens e da Farmácia Central foram apresentadas na última conferência, realizada em 2007.

Programação 

Dia 03 de junho (sexta-feira) 

19h - Credenciamento 

19h30 - Solenidade de abertura 

20h - Leitura e aprovação do Regimento Interno da IV Conferência Municipal de Saúde. 

20h30 - Palestra: “Perfil socioeconômico de Lucas do Rio Verde - Desenvolvimento Sustentável”, com o Prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz. 

21h - Palestra: “Política da Saúde na Seguridade Social”, com a conselheira estadual e representante de usuários do Núcleo de Estudo e Organização da Mulher (Neon), Márcia Regina Gomes Pereira.

21h40 - Avaliação da 3ª Conferência Municipal de Saúde/2007 – “Saúde e qualidade de vida: Política de Estado e Desenvolvimento”, apresentação Pascoal de Oliveira Junior, secretário Municipal de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Lucas do Rio Verde. 

22h - Debate

22h30 - Coquetel 

Dia 4 de junho (sábado) 

7h30 - Filme: “Políticas de Saúde no Brasil” 

08h10 - Divisão dos grupos de estudo. 

08h20 - Palestra: “Os Avanços do Pacto pela Saúde e Relação Público-Privado”, com a assistente social, sanitarista e secretária executiva da Comissão Intergestores Bipartite-CIB de MT, Norma Fátima de Figueiredo Fernandes. 

09h10 – Palestra: “Gestão do SUS: Financiamento”, com a economista e secretária municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo-MT, Elizabeth de Arruda Pinto. 

09h50 - Coffee break 

10h05 - Debate e formulação de propostas 

11h30 - Encerramento das atividades matutina 

13h30 - Apresentação e aprovação das propostas dos grupos em plenário. 

15h30 - Coffee break 

16h - Eleição dos delegados para a VII Conferência Estadual de Saúde. 

16h45 - Apresentação cultural 

17h - Encerramento com o secretario municipal de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde, Pascoal de Oliveira Junior.


 

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/04/2026 18:14

Prefeito Miguel Vaz destaca contorno rodoviário como chave para o futuro de Lucas do Rio Verde

Audiência pública foi realizada na Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (29) e contou com a participação da sociedade


30/04/2026 17:04

Modelo de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde atrai comitiva boliviana e reforça integração internacional

Visita do governador eleito de Santa Cruz, Juan Pablo Velasco aconteceu nesta quarta-feira (29) e teve como foco conhecer as potencialidades do município


30/04/2026 11:30

Palestras nas escolas e no Museu do Cerrado marcaram ações do Abril Laranja em Lucas

Mais de 900 alunos participaram de atividades que incentivam o respeito e o cuidado com os animais


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado