09/05/2024 05:21:56

PSF IV promove campanha de prevenção ao câncer de colo uterino nesta sexta-feira

Todas as mulheres com vida sexual ativa, inclusive as grávidas e histerectomizadas, devem realizar o exame periodicamente.
Por Ascom/Marcello Paulino
28/11/2011 15:36

(Foto: Ascom)

hamid.soltani

Para facilitar o acesso das mulheres que trabalham durante o dia, a unidade de saúde do bairro Jardim Alvorada (PSF IV) irá realizar uma campanha de coleta do preventivo do câncer de colo uterino nesta sexta-feira (02), com atendimento das 17h às 20h.

De acordo com a coordenadora da unidade, enfermeira Lucimeire Santos de Matos, todas as mulheres com vida sexual ativa devem realizar o exame periodicamente, inclusive as grávidas e histerectomizadas.

O exame preventivo ou papanicolau como também é conhecido, é um procedimento simples e indolor, porém eficaz na detecção de possíveis tumores na região do colo uterino. A enfermeira explica que o exame consiste na coleta de material de três locais: da parte externa do colo (ectocérvice), da parte interna do colo (endocérvice) e do fundo do saco posterior da vagina.

No entanto, para garantir a eficácia dos resultados, Lucimeire orienta as mulheres que não tenham relações sexuais até dois dias antes do exame, não usem nenhum tipo de creme vaginal e também não façam uso de ducha, somente o banho normal.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer de colo uterino é o segundo tumor mais frequente na população feminina e o quarto tipo no ranking de óbitos por câncer no Brasil.

Por ano, a doença faz em média 4.800 vítimas fatais e apresenta mais de 18 mil novos casos. Porém, se diagnosticado precocemente as chances de cura podem chegar a 100%. Independente das campanhas realizadas periodicamente nas unidades, o exame preventivo está a disposição diariamente em todos os PSFs de Lucas do Rio Verde.

08/05/2024 09:37

Assistência Social e Senac abrem vagas de cursos gratuitos

As inscrições devem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social

08/05/2024 09:13