06/11/2026 12:52:50
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2082/

Cadeia Pública Municipal de Lucas do Rio Verde será concluída até o final de abril

A obra possui aproximadamente 800m², com bloco administrativo e pavilhão carcerário. Estão sendo construídas 12 celas com capacidade para abrigar 144 detentos.
Por Ascom/Marcello Paulino
10/04/2012 14:12

(Foto: Ascom/Orlando Albuquerque)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Aproximadamente 40 homens estão trabalhando na construção da Cadeia Pública Municipal de Lucas do Rio Verde, tudo para que a obra seja concluída até o final deste mês. O novo prédio possui aproximadamente 800m², divididos em dois blocos, administrativo e carceragem.

De acordo com a engenheira civil Daniela Degiato, o bloco administrativo está em fase de acabamento, o muro, com três metros de altura, já está sendo finalizado e até a próxima semana será instalada a concertina (arame em formato de círculo).

Dentro das celas, as camas já foram construídas e também estando sendo finalizadas a instalação elétrica e hidráulica do prédio. O bloco destinado aos detentos possui pouco mais de 580m², incluindo solário e pátio.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Edu Pascoski, a nova unidade terá capacidade para abrigar 144 detentos, divididos em 12 celas, com 12 presos cada uma. No pavilhão administrativo também estão sendo construídas seis salas que serão destinadas para a revista íntima.

A engenheira explica que diferente de qualquer outro projeto, a construção de uma cadeia pública é muito mais complexa, o que demanda mais tempo e recursos. A obra teve início em maio de 2011e já foram investidos pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde pouco mais de R$ 1 milhão.

Recentemente, a atual cadeia foi interditada pelo Ministério Público. A medida se deve a falta de condições de saúde e higiene e a superlotação do prédio. Atualmente, a unidade abriga 160 detentos, no entanto, a capacidade das instalações é para atender 140.

O presidente ressalta que o poder público tem trabalhado para minimizar os problemas de segurança do município, mesmo sendo de competência do Governo do Estado. A Prefeitura também está avaliando qual dos antigos prédios, que antes eram ocupados pelas secretarias municipais, podem abrigar a nova sede da Delegacia Judiciária de Polícia Civil.

A intenção, segundo Pascoski, é garantir melhores condições de trabalho também para os policiais civis. “A Prefeitura com o apoio dos conselhos de segurança e diversos empresários têm feito mais do que o Estado pela segurança pública no município.”

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


06/11/2026 11:17

Estrutura da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde atrai representantes de Vilhena (RO)

Comitiva de Rondônia conheceu a estrutura administrativa e operacional da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal


06/11/2026 10:40

Dia de Campo reúne pequenos agricultores e promove troca de experiências sobre piscicultura em Lucas do Rio Verde

Programação contou com palestras técnicas, visita ao abatedouro e aos tanques de criação de peixes


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem