27/02/2026 16:08:44
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14362/

21 Dias de Ativismo encerra semana com ações de prevenção conta à violência em Lucas do Rio Verde

Rodas de conversa e palestras marcaram a semana dedicada ao diálogo, à informação e ao acolhimento
Por Ascom Prefeitura/Maiza Santos
28/11/2025 08:54

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

A campanha dos 21 Dias de Ativismo movimentou Lucas do Rio Verde em uma semana cheia de atividades voltadas ao combate à violência e ao fortalecimento da rede de proteção no município. As ações envolveram estudantes, mulheres e profissionais da educação, sempre com foco no diálogo, na informação e no acolhimento.

A semana começou com a palestra Quebrando o Silêncio, realizada na Escola Dom Bosco, e conduzida pela vereadora por Cuiabá e educadora digital Maysa Leão. O encontro reuniu alunos do ensino médio para falar sobre violência, respeito e como pedir ajuda. A ideia foi levar aos jovens algumas informações simples e claras sobre situações que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, destacou a importância de tratar o tema desde cedo. “Acredito que o que falta para muita gente é informação. Ainda vivemos numa sociedade machista. Por isso esse trabalho precisa começar na infância. Muitos pais não conversam sobre respeito, e uma criança que cresce vendo violência em casa pode achar isso normal. Ninguém é dono de ninguém”, afirmou.

Durante a conversa, Maysa reforçou que a falta de informação ainda faz com que muitos jovens convivam com algum tipo de violência sem perceber. “Quando a gente explica cada forma de violência, muitos jovens percebem que vivem isso dentro de casa ou repetem atitudes que aprenderam. Às vezes, a violência começa pequena e vai crescendo. Por isso precisamos falar sobre isso com clareza”, disse.

Outro momento importante foi a roda de conversa promovida pela Secretaria Municipal de Educação. O encontro reuniu profissionais de várias unidades escolares para discutir inclusão, acolhimento e boas práticas no atendimento a estudantes atípicos, especialmente aqueles com autismo. Foram debatidos temas como estereotipias na adolescência, seletividade alimentar, estratégias do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a importância da parceria entre escola e família e formas de aproximar alunos típicos e atípicos para evitar isolamento ou bullying.

A programação dos 21 Dias de Ativismo ganhou seu momento mais esperado no dia 27 de novembro, com a realização do evento “O Poder da Autenticidade”, encontro que reuniu mulheres de diferentes idades e histórias, e foi pensado para oferecer um espaço de acolhimento, escuta, fortalecimento emocional e reflexão sobre autonomia feminina. 

A palestrante da noite, Maysa Leão, que também é mestre em Tecnologias da Inteligência e coautora do livro “A Coragem de Ser Autêntica”, destacou o papel da autenticidade na vida das mulheres. “Quando a mulher vive em um ambiente que não reforça suas qualidades, ela começa a acreditar que não é capaz. Estamos aqui para lembrar que todas têm valor. Você, do jeito que é, pode inspirar alguém”, afirmou.

A primeira-dama Janice Ribeiro reforçou a mensagem. “Esta palestra lembra cada mulher do seu valor. Violência não é só física; existem outros sinais que precisam ser vistos. Queremos caminhar juntos, apoiar e orientar. E, se alguém estiver vivendo qualquer tipo de violência, que não fique calada. Peça ajuda”, disse.

A noite terminou com um desfile protagonizado por mulheres representantes das secretarias municipais. As peças exibidas estarão disponíveis no bazar marcado para 13 de dezembro, que vai arrecadar recursos para projetos voltados a mulheres vítimas de violência doméstica.

A semana encerrou com um único objetivo: reforçar que a violência doméstica precisa ter fim e que cada mulher merece apoio para romper esse ciclo e reconstruir sua história.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico