27/04/2026 15:51:58
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2166/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega Cadeia Pública

Nova Cadeia Pública tem moderno sistema de segurança, inclusive para os agentes prisionais e dará mais dignidade aos reeducandos.
Por Ascom/Ley Magalhães
30/05/2012 09:09

(Foto: Ascom )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde entregou oficialmente na tarde de ontem (29) o Centro de Detenção Provisória (CDP). Numa solenidade simples o prefeito Marino Franz recebeu vereadores, representantes do judiciário e fez a entrega do prédio ao juiz de direito da 4º Vara Criminal de Lucas do Rio Verde, Júlio César Molina Duarte Monteiro.

A unidade foi construída em uma área de mais de 18 mil metros quadrados, localizada no Bairro Tessele Junior. Foram investidos pelo poder público local mais de R$ 1 milhão. A nova cadeia possui aproximadamente 800 metros quadrados e deverá abrigar 144 detentos, divididos em 12 celas, com 12 pessoas em cada uma.

Durante a solenidade o juiz lembrou que é preciso dar condições adequadas aos reeducandos para que eles possam ser reinseridos na sociedade. “O período de uma pessoa enclausurada pode torná-la pior, ou melhor, e o que a prefeitura buscou com a construção do novo prédio é justamente dar mais segurança a população e condições dignas aos detentos.”

O Ministério Público foi representado pela promotora de justiça Patrícia de Campos. Ela criticou a ausência de um representante do estado na solenidade e lembrou que Lucas do Rio Verde é um município exemplo “por se preocupar com a segurança da sua população e por investir, com recursos próprios, em um prédio moderno com sistema elétrico e hidráulico eficientes, com boa iluminação, um espaço bem maior para o banho de sol e a qualidade da edificação que oferece condições mais dignas aos presos”.

O prefeito Marino Franz lembrou que a nova cadeia além de proporcionar mais segurança e dignidade também reduzirá os custos. A falta de saneamento no prédio antigo, por exemplo, tornava o ambiente completamente insalubre e provocava um gasto de R$ 10 mil por mês, só com a limpeza da fossa séptica.

Franz ressaltou que “houve zelo nessa construção. Aproveitamos a estação de tratamento do Bairro Tessele Junior e construímos a estação elevatória para eliminar qualquer possibilidade de retenção de dejetos na cadeia” e para completar o sistema de segurança, o prefeito lembrou que ao lado do CDP, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde irá construir o novo quartel da Polícia Militar, garantindo mais agilidade nas operações dentro da cadeia e segurança aos moradores do bairro. “A nossa expectativa é começar a obra no próximo semestre.

Com a transferência dos detentos para a nova cadeia, o que deve acontecer nos próximos dias e com a mudança da sede da Polícia Civil para o antigo paço municipal, a prefeitura fará a demolição dos prédios e no local construirá a praça do bairro Jardim das Palmeiras.


Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/04/2026 13:51

Lucas do Rio Verde é destaque na 19ª edição da Copa André Maggi

O município conquistou primeiro lugar no futsal e handebol feminino


27/04/2026 13:28

Voleibol de Lucas do Rio Verde garante vaga na fase regional dos Jogos Escolares Mato-grossenses

Classificação veio com a participação de 20 equipes de voleibol e futsal na fase municipal disputada em Lucas


27/04/2026 10:11

Prefeito Miguel Vaz anuncia Danilo Messias como novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (27), no auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde


27/04/2026 07:04

Sabores que conectam territórios: 5ª Festa do Milho contará com pratos típicos das cinco regiões do Brasil

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


26/04/2026 20:30

Mostra de Dança Estilo Livre reúne mais de 300 dançarinos e leva arte à praça

Evento marcou nova fase itinerante e celebrou a diversidade da dança em Lucas do Rio Verde


25/04/2026 15:01

Horto Municipal recebe atividades em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo

Evento reuniu estudantes, palestras técnicas e visita guiada ao espaço


24/04/2026 12:03

Secretaria de Saúde realiza mutirão de ecocardiogramas neste sábado (25)

Foram agendados 55 exames. O mutirão será realizado no Espaço Saúde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina