18/05/2024 07:10:39

Histórico de boas parcerias com a CEF garante a Lucas do Rio Verde a construção de mais casas populares

A solicitação de mais moradias está sob análise do Ministério das Cidades. O convênio deve ser assinado em novembro. Serão construídas entre 500 e 700 casas.
Por Ascom/Marcello Paulino
26/09/2012 06:07

(Foto: Ascom)

hamid.soltani

Em visita a Lucas do Rio Verde na última semana, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) de Brasília e Cuiabá sinalizaram com a viabilização de mais casas populares para o município. O número de unidades habitacionais ainda não foi definido, mas a expectativa é que sejam construídas entre 500 e 700 moradias, através do Programa Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com a gerente de clientes e negócios da Caixa Econômica Federal (Brasília), Clarice do Prado Paim, a solicitação do município para a viabilização de mais casas está em análise no Ministério das Cidades e a previsão é que o convênio seja assinado no mês de novembro.

As casas seguem o mesmo padrão do Loteamento Jaime Seiti Fujii I e II, onde o governo federal, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, está construindo 701 unidades. Serão beneficiadas famílias com renda de até três salários mínimos, mulheres chefes de família, idosos e famílias com portadores de deficiência.

A gerente explica que o histórico de parcerias que Lucas do Rio Verde tem com a Caixa e o compromisso da administração pública em viabilizar moradia são essenciais para que o município seja beneficiado com novos projetos de habitação. “Eu fiquei encantada com tudo o que vi. A gente percebe realmente o envolvimento do gestor público e isso é muito importante. o Ministério valoriza muito isso.”

Outro aspecto importante para a viabilização de moradia junto ao governo federal são as perspectivas de desenvolvimento do município. Com crescimento econômico de 13% ao ano, registrado nos últimos dez anos, Lucas do Rio Verde é uma das cidades que mais cresce no Brasil.

“Se formos para o projeto, Lucas do Rio Verde não se enquadraria no Minha Casa, Minha Vida, uma vez que possui menos de 100 mil habitantes. Mas quando você analisa o crescimento do município a gente consegue defender e fazer com que os recursos venham”, ressalta Clarice.

Para o vice-prefeito Joci Piccini, viabilizar moradia para as famílias de baixa renda é investir no desenvolvimento humano e ao mesmo tempo econômico do município. Somente em parceria com a Caixa, já foram viabilizadas 3.400 casas, beneficiando mais de 12 mil pessoas.

Segundo ele, garantir o acesso a casa própria, a educação e saúde de qualidade são formas de fixar o trabalhador no município e garantir mão-de-obra de qualidade para a indústria. “A casa própria fixa o trabalhador na cidade, faz dele cidadão. Ganha a indústria, reduzindo a rotatividade, ganha o trabalhador, com melhores oportunidades.”

17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte

17/05/2024 13:19