26/04/2026 18:15:13
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2716/

Otaviano Pivetta e Jandir Milan definem local da escola Senai e anunciam a instalação do Sesi em Lucas do Rio Verde

Com a instalação das duas entidades, o município conseguirá qualificar a mão de obra e também oferecer ao trabalhador da indústria mais saúde, educação e lazer.
Por Ascom/Marcello Paulino
11/05/2013 17:50

(Foto: Ascom/Carolina Matter)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

A industrialização é um processo sem volta e exige do poder público, não somente o empenho em garantir a infraestrutura para atrair grandes empreendimentos, é necessário um trabalho de qualificação da mão de obra.

Hoje (11), Lucas do Rio Verde caminhou mais um passo dentro do processo de industrialização, iniciado em 2005, com a instalação da BRF e outras grandes empresas.

Com o aval do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, o prefeito Otaviano Pivetta e o vice, Miguel Vaz definiram o local onde será instalada a escola técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A princípio, a unidade seria implantada no Parque dos Buritis, próximo ao Paço Municipal. Mas para facilitar o acesso da população, ficou definido que a escola será construída em um terreno, localizado a Avenida Pará, próximo a Câmara de Vereadores.

“A área disponibilizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde atende as necessidades do Senai. É um espaço com quase cinco mil metros quadrados, bem localizado e de fácil acesso do trabalhador”, ressaltou Milan.

Além da definição do local, o presidente da Fiemt confirmou a construção da sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), próximo a unidade de saúde IV e anunciou a instalação do Serviço Social da Indústria (Sesi), que será construída no Bairro Cidade Nova, ao lado da escola do Senai.

“São projetos importantes, o Sebrae com o objetivo de capacitar o empresário, o Senai capacitando o trabalhador e o Sesi, que vai contribuir com a saúde, educação e lazer do trabalhador da indústria.”

Somente ao longo da BR 163 serão implantadas quatro unidades do Senai. Nova Mutum, Sorriso e Alta Floresta também serão beneficiadas. “As expectativas da Federação são muito grandes em relação a esse eixo da 163. Tenho certeza que Lucas do Rio Verde será outra depois da vinda do Senai”, destacou o presidente.

Para o município, é projetada a construção de uma unidade modelo II, com laboratórios, salas de aula em todas as áreas e capacidade para qualificar até cinco mil trabalhadores por ano. Resolvida toda a parte burocrática, que inclui o termo de doação das áreas, a previsão é que as obras sejam concluídas em até 15 meses.

De acordo com o prefeito Otaviano Pivetta, a vinda do Senai e Sesi marcam definitivamente uma nova fase dentro do processo de desenvolvimento econômico do município. “Tudo o que nós queremos é dar oportunidade de qualificação profissional e melhorar a renda do trabalhador. O cidadão que não tem qualificação ganha pouco e a tendência é piorar. Quanto mais capacitado, melhores são as oportunidades e o salário.”

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


25/04/2026 15:01

Horto Municipal recebe atividades em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo

Evento reuniu estudantes, palestras técnicas e visita guiada ao espaço


24/04/2026 12:03

Secretaria de Saúde realiza mutirão de ecocardiogramas neste sábado (25)

Foram agendados 55 exames. O mutirão será realizado no Espaço Saúde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação