06/11/2026 10:19:40
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2781/

Turismo Rural agrega valor aos produtos da agricultura familiar

Conforme Geraldo, o aumento da renda dos produtores que trabalham com Turismo Rural acontece devido à agregação de valor aos produtos.
Por Ascom/Francieli Cela
28/05/2013 15:01

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Agregação de valor aos produtos foi um dos assuntos tratados na palestra sobre Turismo Rural realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Cultura e Turismo, hoje (28), no auditório do Paço Municipal.

O especialista em Turismo Rural e coordenador de Turismo Rural da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo do Estado de Mato Grosso (Sedtur), Geraldo Donizeti Lúcio, passou aos presentes informações cruciais sobre o funcionamento da atividade.

Geraldo relatou sobre a história do Turismo Rural no Brasil e no Mato Grosso. Também destacou que o Mato Grosso tem a vantagem de ser um estado com cinco polos de turismo: Amazônia, Cerrado, Araguaia, Pantanal e Metropolitana.

Conforme Geraldo, o aumento da renda dos produtores que trabalham com Turismo Rural acontece devido à agregação de valor aos produtos. “Quando o produtor tem uma galinha e ele vende esta galinha, ele ganha certo valor. Mas quando ele tem a galinha, e prepara uma galinha com arroz e vende o prato em sua propriedade, ele agregou valor ao produto. A galinha que antes ele vendia por um valor, agora que ela está pronta para comer, o valor fica maior, dessa forma os lucros também aumentam”, concluiu Geraldo.

A palestra aconteceu com o objetivo de incentivar a produção, industrialização, comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos, viabilizando o turismo rural promovido pela agricultura de Lucas do Rio Verde.

O especialista também revelou que o turista quer vivenciar e participar do processo de produção da propriedade, para depois adquirir os produtos. Dessa forma, para implantar o turismo rural, os produtores precisam aprender a lidar com as pessoas, pois ele vai recebê-las na propriedade e acompanharão o dia a dia do produtor.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes