02/04/2026 20:11:16
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3051/

Discussão sobre educação financeira abre ciclo de palestras da Expolucas 2013

Abrindo a programação de palestras da Expolucas 2013, a consultora Andrea Tavernard deu uma verdadeira aula de como organizar as finanças, na manhã desta sexta-feira, 2.
Por Assessoria Expolucas 2013
02/08/2013 13:53

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Cumprindo seu papel como sementeira de ideias, a Expolucas 25 anos debate temas importantes para o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde e região. Este ano, as palestras também têm como foco a melhoria da qualidade de vida da população. Segundo o tesoureiro da Comissão Organizadora da Expolucas 2013, Olice Bertoldi, o objetivo do ciclo de palestras é trazer grandes oportunidades de conhecimento para os luverdenses. “Continuamos semeando ideias importantes para toda a população”, complementa a secretária de Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde e organizadora do ciclo de palestras, Luciane Copetti.

Abrindo a programação de palestras da Expolucas 2013, a consultora Andrea Tavernard deu uma verdadeira aula de como organizar as finanças, na manhã desta sexta-feira, 2. Uma das primeiras dicas da especialista é levar um padrão de vida dentro da realidade que os ganhos da família permitem. Segundo pesquisa divulgada recentemente pela revista Você S/A, 38% das brigas entre casais são provocadas pelo dinheiro. A solução para manter as finanças em ordem não é deixar de consumir, segundo a consultora. “Mas sim consumir de forma moderada, equilibrada e consciente, para que isso não afete o cenário familiar”, ensina.

Para isso, o primeiro passo é reunir a família para analisar a situação financeira, segundo Andrea. Anotar as despesas diárias, para enxergar melhor os gastos supérfluos, é outro ensinamento da especialista. Fixar metas e sonhos de curto, médio e longo prazos é o caminho, de acordo com Andrea, para alcançar os objetivos. “Sonho tem que ter prazo para ser cumprido. Sonho de curto prazo deve ser realizado em até 12 meses”, explica Andrea. Quem participou da palestra ainda teve a oportunidade de receber planilhas para organizar as finanças em casa.

O ciclo de palestras continua na tarde desta sexta-feira, 2, com a discussão sobre a interiorização da UFMT e a criação de três novos polos em Mato Grosso, com a presença do vice-reitor da universidade, João Carlos de Souza Maia, a partir das 15h30.

Às 18h30, a sexóloga e apresentadora de um quadro do programa Altas Horas, da Rede Globo, Laura Muller, coordena um bate-papo descontraído com jovens de todas as idades sobre relações afetivas e sexualidade.

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município


01/04/2026 10:44

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (3)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (6)


01/04/2026 10:15

Mês de março se encerra com ações voltadas às mulheres em Lucas do Rio Verde

Atividades levaram informação, apoio e combate à violência durante todo o mês


31/03/2026 20:42

Ao lado de lideranças, Miguel Vaz e Joci Piccini participam da posse do governador Otaviano Pivetta

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira (31) em Cuiabá


31/03/2026 15:31

Seletivo Emergencial 002/2026: Prefeitura divulga 2º edital de convocação

Estão sendo convocados três médicos. O prazo para os profissionais assumirem o cargo segue até quinta-feira (02)


31/03/2026 13:43

Prefeitura e Senac abrem inscrições para cursos gratuitos nas áreas de alimentação e finanças

As capacitações têm início em abril e oferecem vagas gratuitas


31/03/2026 11:09

Mulheres atendidas pelas unidades do Cras fazem exposição de artesanato de páscoa no Paço Municipal

Exposição reúne peças feitas nas oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e tem como foco gerar renda para as participantes