06/11/2026 09:37:27
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3056/

Estudos para implantar novos campi da UFMT terminam neste mês

Cinco regiões de Mato Grosso pleiteiam pelas novas unidades da UFMT e Lucas do Rio Verde é uma forte candidata
Por Ascom/Carolina Matter
02/08/2013 18:42

(Foto: Ascom/Ederson Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

O vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, professor João Carlos de Souza Maia, afirmou hoje (02), em palestra, que os estudos do projeto de interiorização da instituição no estado terminam até o final deste mês. A proposta da gestão da UFMT é implantar três novos campi até 2016.

Lucas do Rio Verde é um dos candidatos a receber um campus da universidade pelos desenvolvimentos demográfico e econômico que teve nos últimos anos, pela projeção de crescimento e também pela demanda por ensino superior já apresentada. Segundo o vice-reitor, cinco regiões de Mato Grosso pleiteiam pelas novas unidades da UFMT e a solicitação de cada localidade está sendo analisada por uma comissão. “Este é um estudo para verificar a viabilidade técnica para implantação, que será complementado com informações das regiões”, explica Maia.

Entre os critérios a serem analisados pela comissão estão ensino médio e básico de qualidade, índices de desenvolvimento social e econômico, questões ambientais, sustentabilidade, entre outros.

O vice-reitor ressaltou ainda que, paralelo ao projeto de interiorização da UFMT, as negociações para trazer cursos especiais, que necessitam de menos estrutura física, continuam. “A UFMT está disposta a negociar.”

A gerente de Projetos e Convênios de Lucas do Rio Verde, Solimara Lígia Moura, destacou que a prefeitura já apresentou a demanda de cursos à universidade a fim de agilizar o processo de implantação das turmas especiais e que também está buscando parceria com empresas do município para o uso de laboratórios para as aulas específicas. “Precisamos do apoio de toda sociedade porque quem ganha com a vinda desses cursos são os empresários e a comunidade em geral, que contará com mão de obra qualificada”, salientou.

O prefeito Otaviano Pivetta falou sobre o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde e de que maneira o esforço comunitário contribuiu para que projetos fossem viabilizados. “Nosso município tem um envolvimento comunitário muito grande e um ambiente social acolhedor. Lucas do Rio Verde é uma sociedade madura, pronta para receber uma instituição como a UFMT.”

Otaviano também reafirmou o compromisso de viabilizar o quanto antes ensino superior público de qualidade a todos luverdenses. “Queremos, em curto prazo, trazer os cursos para suprir a demanda por mão de obra qualificada e estruturar Lucas do Rio Verde para ser o último e mais moderno polo de desenvolvimento do cerrado brasileiro”, finalizou o prefeito.

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes