14/05/2024 04:15:12

“A educação integral não se resume a aula duplicada, não é fazer mais do mesmo”, afirma Maria do Pilar Lacerda

O assunto foi discutido na tarde de hoje (31), pelos profissionais da educação, durante a palestra com diretora da Fundação SM.
Por Ascom/Marcello Paulino
31/01/2014 18:49

(Foto: Ascom/Henrique Schmidt)

hamid.soltani

A educação em tempo integral ou ensino integral, haja vista que há uma grande diferença entre os conceitos, é um dos principais temas de discussão entre pais, gestores, educadores e pesquisadores da área.

O assunto ganhou novo fôlego na tarde de hoje (31), durante a palestra com a diretora da Fundação SM, educadora Maria do Pilar Lacerda. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde com o objetivo de promover o debate e a reflexão entre os profissionais sobre que tipo de ensino o poder público e a classe buscam.

Segundo a educadora, quando se fala em educação integral, os locais e formas de ensino se ampliam e não se fala simplesmente em manter o aluno oito horas por dia em uma sala de aula. “A educação integral não se resume a aula duplicada, não é fazer mais do mesmo.”

Apesar dos desafios, em 2013, a prefeitura implantou a primeira unidade com ensino integral. O projeto piloto foi desenvolvido na Escola Municipal Érico Veríssimo, que atende aproximadamente 280 alunos.

Este ano, outras quatro instituições, uma na área urbana e outras três, na zona rural, irão oferecer o ensino, totalizando aproximadamente 1.500 alunos.

Para a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, o grande desafio está em desenvolver um sistema de ensino de qualidade, mas que ao mesmo seja moderno e atrativo aos estudantes.

Dentro do Programa Ser Integral, os alunos estudam num período e no outro, voltam a escola ou são transportadas para o Parque Cultural onde desenvolvem atividades complementares, como as oficinas de matemática, produção textual, artesanato, música, dança, esportes e recreação.

Gestora da unidade Érico Veríssimo, a professora Hosana Caetano ressaltou que o primeiro ano do programa foi de aprendizagem e grandes conquistas. “O empenho dos  professores, o envolvimento dos alunos nas oficinas e o apoio dos pais mostraram que que o modelo de educação construído está no caminho certo.”

Comprometido com uma educação pública de qualidade, o prefeito Otaviano Pivetta ressaltou que não existe outra maneira de construir uma sociedade mais justa, sem investir na educação. “Precisamos integrar ações e garantir mais do que educação básica, oferecer saúde, esporte, cultura e lazer dentro de uma mesma proposta. Só assim, conseguiremos formar verdadeiros cidadãos.”

Fotos:

12/05/2024 08:56

Nota de pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos da deputada federal Amália Barros

11/05/2024 14:27

Alunos exibem empenho e dedicação na 2ª Mostra Municipal de Foguetes

Competição envolveu a rede pública e privada de ensino de Lucas do Rio Verde

11/05/2024 12:39

UAB/UFMT: Inscrições abertas para o Processo Seletivo de Tutor Presencial para o curso de licenciatura em Geografia

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 17 de maio

10/05/2024 13:39

Processo Seletivo 02/2024 do esporte é homologado

Aprovados devem ficar atentos aos prazos de entrega de documentação