25/04/2026 03:41:57
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3710/

Secretária de Saúde fala sobre o caso do óbito por hantavírus

Secretária de Saúde, Fernanda Dotto, conversou com a imprensa de Lucas do Rio Verde a respeito da morte do rapaz diagnosticado com Hantavírus, no mês de fevereiro
Por Ascom
02/03/2014 10:41

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Na manhã deste domingo (2), a secretária municipal de Saúde, Fernanda Dotto, reuniu a imprensa luverdense, no Posto de Saúde Central, para esclarecer quaisquer dúvidas a respeito da morte do trabalhador da zona rural de Lucas do Rio Verde que foi diagnosticado com Hantavirose.

“O paciente, que tinha pouco mais de 30 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Sorriso, desde a primeira quinzena de fevereiro passado, veio a falecer no início da manhã de ontem”, disse, com lástima, a secretária.

A hantavirose é uma doença endêmica e vem tornando-se cada vez mais emergente.  A Secretaria de Saúde, assim que constatou a positividade do caso, tomou todas as providencias cabíveis ao momento.

“O rapaz trabalhava há seis meses em uma fazenda localizada próxima ao município de Itanhangá, nossa equipe foi até o local, verificou as condições sanitárias e higiênicas do local, mas não foi encontrado indício da presença de roedores, uma vez que esta doença é transmitida através da inalação do vírus, secreções e excretas do rato silvestre ou pelo contato da pele humana lesionada com o animal ou qualquer objeto infectado pelo mesmo”, explicou Dotto.

Após a visita, foram feitas orientações ao proprietário e demais empregados acerca da doença, seus sintomas, contágio e gravidade. Uma vez que qualquer desses pontos fosse verificado, que procurassem o Sistema Único de Saúde.

Apesar de ser o primeiro caso de hantavírus em Lucas, em 2012, Mato Grosso registrou 14 casos da doença, com cinco óbitos. Realidade que mostra a importância de se ficar alerta. A secretaria municipal de Saúde já notificou o Estado e solicitou todo o amparo técnico, de forma a auxiliar no procedimento das vistorias e inspeções àqueles locais que têm maior probabilidade de contaminação.

“A Secretaria Estadual de Saúde já confirmou que virá a Lucas. E na semana do dia 17/03, uma equipe do Estado estará aqui para acompanhar a nossa equipe de vigilância e saúde nas demais fazendas adjacentes para fazermos as orientações necessárias, constatando, ainda, locais que possam ser possíveis contaminadores”, finalizou Fernanda.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/04/2026 12:03

Secretaria de Saúde realiza mutirão de ecocardiogramas neste sábado (25)

Foram agendados 55 exames. O mutirão será realizado no Espaço Saúde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município