25/04/2026 02:09:40
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3769/

Prefeitura é premiada na IV Mostra Nacional de Saúde

Testes Rápidos de HIV e Terapia em Grupo foram os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde premiados pelo Ministério da Saúde
Por Ascom/Flávia Freire
19/03/2014 18:26

(Foto: Divulgação/ Ricardo Albertini)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Todo o ano acontece, em Brasília, a Mostra de Saúde de Atenção Básica. Antes disso, os municípios inscrevem seus trabalhos e o Ministério da Saúde seleciona dentre os projetos em todo o Brasil, quais participarão, tendo como referência, quais são mais inovadores dentro da atenção básica na saúde pública.

Os projetos ‘A Inserção dos Testes Rápidos de HIV nas Unidades Básicas de Saúde’ e ‘Saúde sem Remédio: Terapia em Grupo, Crochê com Alegria’, não apenas representaram o município de Lucas do Rio Verde, na IV Mostra Nacional de Saúde, entre os dias 12 e 15 de março, mas levaram o prêmio.

A mostra é promovida pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo promover a troca de experiências entre os profissionais, valorizar as iniciativas cotidianas e estimular o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil.

De acordo com a supervisora de vigilância em saúde, Barbara Marconi, a iniciativa é desenvolvida em todas as unidades desde agosto de 2013 e visa diagnosticar precocemente o vírus da Aids, e de outras doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, hepatite B e C.

“O primeiro projeto com que fomos premiados foi o teste rápido. A importância dele é que conseguimos diagnosticar a doença com mais agilidade, orientar os pacientes e evitar que a doença se espalhe por falta de conhecimento e uso do preservativo, além disso, as gestantes que por ventura tenha o vírus pode começar a se tratar durante o pré-natal, alertou Bárbara.”

Já o projeto ‘Saúde Sem Remédio: Terapia em Grupo, Crochê com Alegria’ que foi selecionado no eixo temático 4, trata da utilização da arte como instrumento de promoção à saúde.

“A iniciativa é desenvolvida na unidade de saúde III (Bairro Menino Deus) e surgiu do crescimento no número de mulheres com sinais ou sintomas de depressão. A ideia deu tão certo, que hoje muitas dessas participantes deixaram ou estão deixando a dependência desses remédios para tratar a depressão. Esse é o nosso verdadeiro prêmio”, finalizou, a supervisora de vigilância em saúde, comemorando o reconhecimento.

Para a secretária municipal de Saúde, Fernanda Dotto, trata-se de ideias simples e criativas, e que garantem a resolutividade do problema, com baixo custo para o poder público. “Essa é a concepção de saúde que nós almejamos. Projetos simples, baratos e que atendam as demandas da população. Isso é atenção básica, isso é promoção à saúde.”


Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/04/2026 12:03

Secretaria de Saúde realiza mutirão de ecocardiogramas neste sábado (25)

Foram agendados 55 exames. O mutirão será realizado no Espaço Saúde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município