18/05/2024 06:53:44

Prefeitura lança Programa de Qualificação Menor Aprendiz

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Senac demonstraram à empresários como funcionará o programa em Lucas do Rio Verde
Por Ascom/Flávia Freire
24/03/2014 18:33

(Foto: Ascom/Franciele Cela)

hamid.soltani

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançou na tarde desta segunda-feira (24), no Auditório dos Pioneiros, o Programa de Qualificação Menor Aprendiz, que tem como principal objetivo, evitar que nossos menores fiquem à margem da sociedade e tenham uma qualificação por meio de cursos que garantam a capacitação, resultando em melhores oportunidades de trabalho.

O programa ofertará inicialmente os cursos de Aprendizagem em Operações de Supermercado e Auxiliar Administrativo, dando a oportunidade de passar pelos mais distintos setores para ter o mais diversificado conhecimento foi apresentado pela analista de Educação do Senac, Zulmira Roveda.

“Para fecharmos as turmas que pretendemos para início, no mínimo três com trinta alunos, estamos dependendo apenas da adesão das empresas ao programa. Adesão está que se dá a partir do momento em que a empresa contrata o menor aprendiz e o matricula no curso, para então ser qualificado”, explicou Zulmira.

Apesar de ser uma grande vantagem para o empresariado luverdense, uma vez que, atualmente, a oferta de empregos é maior que a mão-de-obra qualificada ofertada no município, o ponto questionado é outro, haja vista que há uma lei desde 2007, que obriga o empresário a contratar uma cota de aprendizes, a partir do número de funcionários que tem e em que categoria esta classificada.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Nunes, essa é uma grande oportunidade tanto para os empresários quanto para os jovens luverdenses, mas que infelizmente, nem todos os empresários são visionários e enxergam nesta parceria um investimento num futuro profissional que será completo e que trará muitos frutos para sua empresa.

“Diante deste descaso dos empresários que não se fizeram presentes a este lançamento, ou que não nos procurem em breve para participar, nós procuraremos o Ministério do Trabalho para fazer valer a lei que obriga as empresas que tenham a partir de sete empregados (art. 429 da CLT) a admitir pelo menos um menor aprendiz”, arrematou Nunes.

O secretário finalizou o evento agradecendo a todos os presentes e disponibilizando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico a tirar quaisquer dúvidas a respeito do programa, dizendo que a prefeitura ficará a cargo da triagem dos jovens para o Senac.

“O filtro funcionará como um verdadeiro filtro dos menores que participarão do programa, que devem ser inscritos até o dia 11 de abril, com a aula inaugural prevista para o dia 24 do mesmo mês”, relatou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte

17/05/2024 13:19