24/04/2026 17:22:23
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3962/

Servidores públicos de Lucas do Rio Verde participam de capacitação do TCE-MT

O TCE-MT está treinando os municípios que aderiram ao PDI para utilizarem o software de Gestão de Planejamento Estratégico (GPE)
Por Ascom/Carolina Matter
30/05/2014 14:34

(Foto: Ascom/Carolina Matter)


Ajustar tamanho da fonte:

Os municípios que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso estão sendo capacitados para utilizarem o software de Gestão de Planejamento Estratégico (GPE).

O sistema do GPE já é utilizado pelo TCE-MT desde 2006, quando iniciou o primeiro ciclo do Planejamento Estratégico de Longo Prazo da instituição. A adoção da cultura de planejamento fez da organização um ‘case’ de sucesso, com o TCE-MT sendo reconhecido como modelo e referência nacional em controle externo.

O objetivo é possibilitar que as instituições possam realizar o acompanhamento e execução do Plano Estratégico por meio de um sistema informatizado, inclusive com plataforma web, que pode ser utilizada por qualquer computador com acesso à internet, a fim de melhorar a qualidade da gestão pública em Mato Grosso, com foco nos resultados das políticas e serviços públicos em benefício da sociedade.

Para garantir a implantação e alimentação do sistema de maneira eficaz, a Assessoria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT reuniu hoje (30) secretários, supervisores, coordenadores e comitê gestor da Prefeitura de Lucas do Rio Verde para um treinamento presencial.

Além de disponibilizar o software do GPE a todas as unidades gestoras fiscalizadas e acompanhar o desenvolvimento e implantação do planejamento estratégico de longo prazo na administração pública, o TCE-MT oferece ainda um Manual do GPE aos participantes, que também pode ser acessado no Portal do TCE-MT.

“Pela primeira vez os municípios conseguirão medir os efeitos das ações de planejamento estratégico. A utilização do software vai auxiliar a gestão quanto ao cumprimento das metas e análise dos resultados, possibilitando assim, posteriormente, a exposição dessas ações e resultados através de indicadores”, destacou Solimara Lígia Moura, secretária de Planejamento, Gestão e Orçamento de Lucas do Rio Verde.

PDI
O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do TCE-MT foi criado em fevereiro de 2012 e teve adesão de 20 Prefeituras, Secretarias de Estado e a Defensoria Pública, que receberam técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico.

Os municípios que aderiram ao PDI do TCE-MT receberam aulas pelo Ensino à Distância, reuniões de trabalho e oficinas presenciais sobre criação e funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência e oficina voltada aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo foi promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico.

O TCE-MT ainda oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação. (Com TCE-MT)

 

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/04/2026 12:03

Secretaria de Saúde realiza mutirão de ecocardiogramas neste sábado (25)

Foram agendados 55 exames. O mutirão será realizado no Espaço Saúde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município