24/04/2026 10:45:14
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4154/

Profissionais da saúde participarão de capacitação do Programa Saúde da Família

A formação visa melhorar e humanizar o atendimento das unidades de saúde
Por Ascom/Francieli Cela
20/08/2014 08:56

(Foto: Ascom)


Ajustar tamanho da fonte:

Inicia na próxima semana uma formação com todos os profissionais envolvidos com o Programa Saúde da Família. São mais de 200 profissionais que trabalham nos PSFs e outros setores da saúde. A capacitação Introdutório ao Programa Saúde da Família tem o objetivo de fortalecer o trabalho em equipe e o atendimento humanizado.

De acordo com a secretária de Saúde, Fernanda Dotto, este curso é realizado por tutores capacitados pelo Estado. “O curso passou por uma formatação e como temos uma tutora dentro do município, a enfermeira Terezinha Gimenez, agora vamos conseguir capacitar 100% das equipes das nossas 13 unidades do Programa Saúde da Família”, destacou.

A secretária ainda explicou que todas as equipes precisam passar por essa capacitação, para facilitar o processo, a secretaria dividiu os profissionais em seis grupos, cada grupo é composto por duas ou três equipes de PSF. Para realizar essa formação será necessário fechar a unidade de saúde participante durante uma semana.

Neste período os atendimentos serão feitos através do PSF de referência, ou seja, os usuários do PSF que estará em capacitação será atendido em uma unidade mais próxima durante esta semana.

“Pedimos a colaboração da população durante essa formação. O município será um dos únicos do Mato Grosso que terá 100% das equipes do Saúde da Família com esse curso, ele é muito importante porque visa integrar a equipe para que todos falem a mesma língua, e principalmente visa o atendimento humanizado do Programa Saúde da Família. São pessoas que cuidam de pessoas, e elas precisam deste momento de preparação”, ressaltou a secretária.

A enfermeira e tutora da capacitação, Terezinha Gimenes, pontuou que o curso é uma exigência do Ministério da Saúde, tem duração de 40 horas, e funciona como uma terapia de grupo da equipe, onde será discutido o trabalho em equipe e os problemas que são enfrentados no dia a dia.

“Esse curso é importante para os profissionais que trabalham dentro do Programa Saúde da Família, vão fazer um planejamento voltado para os problemas do seu território, aquela área de abrangência do PSF. E a metodologia do curso não permite que seja feito um monte de gente de uma única vez, são dinâmicas longas, é um momento onde vamos ouvir muito os profissionais, por isso não dá pra misturar muita gente em uma turma só”, explanou Terezinha.

A tutora relatou que durante a formação, os profissionais vão precisar de muita dedicação. “As equipes vão ter que parar, entrar em uma sala e refletir: ‘Onde é que eu estou pecando? Onde é que estamos errando? E onde é que estamos acertando para com a nossa comunidade?’, este momento é necessário, não tem outro jeito, é para o melhor da população e podem ter certeza que depois dessa capacitação, principalmente porque serão capacitadas 100% das equipes, todas vão entender e falar a mesma língua no que se trata em trabalhar e planejar junto com a comunidade”, finalizou.

As capacitações iniciam na semana que vem e terminam em novembro, as primeiras que vão participar são as do PSF I e PSF XI. As unidades de saúde estão repassando o cronograma e quais são as unidades de referência nas salas de espera.

PSF de referência

Quando o PSF do bairro estiver em capacitação, os atendimentos serão feitos no PSF de referência. Por exemplo, nesta primeira semana estará em capacitação o PSF I. A referência do PSF I é o PSF II e o PSF VII, quando o PSF VII for para a capacitação, as referências dele serão os PSFs I e II. Confira:

PSF I – PSF II – PSF VII
PSF III – PSF IV
PSF V – PSF VIII
PSF VI – PSF XII
PSF X – PSF XIII
PSF XI - Central

AGENDA DE CURSOS INTRODUTÓRIOS EM SAÚDE DA FAMÍLIA

 

PERÍODO

EQUIPES

N.º PARTICIPANTES

TOTAL

TUTORA

 

25 a 29/08/14

PSF I

14

 

 

35

 

Terezinha de C. V. Gimenes

PSF XI

16

Farmácia/

Regulação

4

SMS

1

 

22 a 26/09/14

PSF II

13

 

35

 

Terezinha de C. V. Gimenes

PSF XII

12

PSF V

9

SMS

1

 

06 a 10/10/14

PSF III

15

 

35

 

Terezinha de C. V. Gimenes

PSF VI

15

PSF XI (Noturno)

2

SMS/Farmácia

3

 

20 a 24/10/14

PSF VII

16

 

 

35

 

Terezinha de C. V. Gimenes

PSF X

15

SMS

2

NASF

3

 

03 a 07/11/14

PSF XIII

14

 

35

Terezinha de C. V. Gimenes

PACS

9

PSF IX (RURAL)

12

 

10 a 14/11/14

PSF VIII

17

 

35

 

Terezinha de C. V. Gimenes

PSF IV

14

CAPS

2

SMS/Farmácia

2

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/04/2026 07:00

Prefeitura de Lucas do Rio Verde facilita atendimento ao público com novo sistema virtual

Moradores agora podem solicitar serviços e tirar dúvidas diretamente pelo WhatsApp, com mais agilidade e praticidade


23/04/2026 19:46

5ª Festa do Milho: Prefeitura divulga resultado final do edital de comercialização de alimentos e bebidas

Selecionados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (24), na sede do SEBRAE


23/04/2026 15:15

Mostra de Dança será realizada neste domingo em Lucas do Rio Verde

Evento promovido pela Prefeitura valoriza a diversidade artística e convida a população para prestigiar mais de 50 apresentações na Praça dos Migrantes


22/04/2026 16:20

UBS Jardim Primaveras comemora 20 anos com sábado (25) de atendimento

Serão ofertados a colocação de método contraceptivo intradérmico e teste de hanseníase para pacientes pré-agendados e atualização do cartão de vacina


22/04/2026 14:56

Governo de MT confirma implantação da Delegacia da Mulher em Lucas do Rio Verde e marca avanço histórico

Medida ampliará a rede de proteção e qualificará o atendimento às mulheres no município


22/04/2026 09:42

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apoia Criative Day e fortalece ações voltadas à sustentabilidade e inovação

Evento reúne gestores, especialistas e comunidade em reflexões e ações práticas que conectam inovação, meio ambiente e cultura até o dia 23 de abril


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril