16/03/2026 21:27:11
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4178/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde dá destinação correta a quase 100% dos resíduos produzidos

A administração está finalizando o processo de destinação correta dos resíduos nos próximos meses
Por Ascom/Francieli Cela
26/08/2014 16:47

(Foto: Ascom)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde trabalha há alguns anos a destinação correta de todos os resíduos que são de responsabilidade da administração. Devido à proximidade do aterro sanitário controlado à área urbana do município, a administração encerrou as atividades do local e está promovendo a recuperação.

Desde 2011, os resíduos domiciliares são destinados a um aterro sanitário privado legalizado, no distrito de Primavera do Norte. Já os resíduos de serviços de saúde vão para as empresas que fazem autoclave e dão a destinação correta, em Cuiabá.

Os resíduos recicláveis são encaminhados ao Ecoponto, onde uma cooperativa de catadores fazem a separação dos materiais.

Segundo a secretária de Agricultura e de Meio Ambiente, Luciane Copetti, agora é a vez dos resíduos da construção civil e jardinagem a terem a destinação correta, mas o problema enfrentado é que ainda a população mistura muitos materiais junto a estes resíduos.

“Para dar a destinação destes materiais a prefeitura está vendo uma área ao lado da área do antigo aterro sanitário e nesse local nós vamos fazer uma parceria com empresas privadas para que toda destinação dos resíduos da construção civil e da jardinagem sejam organizados”, ressaltou a secretária.

A área do antigo aterro sanitário será recuperada nos próximos meses. “Do antigo aterro sanitário falta recuperar 4,20 hectares, todo o material já foi retirado do local, agora estamos colocando terra para em seguida plantar grama, logo que inicie o período de chuva”, salientou Luciane.

A Prefeitura também firmou com o Ministério Público um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde se compromete em 180 dias recuperar, sinalizar e a instalar cerca em toda a área do antigo aterro.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/03/2026 16:53

Assistência Farmacêutica dispensou mais de 10 milhões de medicamentos em 2025

A rede é composta por cinco unidades, a Farmácia Municipal, no bairro Cidade Nova, e quatro unidades satélites


16/03/2026 16:39

Bolsas arrecadadas em evento de empreendedorismo feminino são entregues à Secretaria de Assistência Social

Ação solidária realizada durante evento do Sebrae Delas arrecadou 55 bolsas, que agora serão destinadas a ações sociais no município


16/03/2026 15:38

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza curso de mecânica básica de veículos voltado para mulheres

Capacitação promovida pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e Procuradoria da Mulher reuniu mais de 30 participantes


16/03/2026 10:36

Primeiras ovitrampas são recolhidas com ovos do Aedes aegypti

A estratégia tem como objetivo identificar as áreas com maior nível de infestação e planejar ações mais eficazes


16/03/2026 09:03

10ª Copa Batom de Futsal e Voleibol agita o final de semana em Lucas do Rio Verde

Campeonato realizado em alusão ao Mês da Mulher aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de março


14/03/2026 20:02

11ª Corrida Kids de Lucas do Rio Verde conta com a participação de 1.500 crianças

Organizada pelo Saae, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, a competição é realizada em alusão a Semana da Água


14/03/2026 10:51

Mais de mil mulheres luverdenses participaram da Festa Momento Mulher nesta sexta-feira (13)

Organizado pela Prefeitura em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o evento contou com palestra sobre autocuidado, apresentações culturais, desfile de moda e sorteio de brindes


13/03/2026 13:50

Lucas poderá ter complexo pioneiro da Polícia Civil reunindo delegacias especializadas e Politec

Visita técnica avaliou espaços para a DERF, futura Delegacia da Mulher e área destinada às futuras instalações da Polícia Civil no município


13/03/2026 12:50

Retificação altera o link de inscrição para a Mostra de Dança 2026

Evento cultural promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo será realizado em abril na Praça dos Migrantes e reunirá dançarinos de diferentes estilos e idades


13/03/2026 12:03

Ginásio Poliesportivo da Escola Cora Coralina é inaugurado em Lucas do Rio Verde

Com investimento superior a R$ 6 milhões, o espaço conta com quatro quadras, arquibancada lateral, vestiários, banheiros e depósito


13/03/2026 11:18

Prefeitura abre processo seletivo com 97 vagas na área da saúde

As inscrições começam nesta sexta-feira (13) e seguem até segunda-feira (16), por meio do site https://selecao.lucasdorioverde.mt.gov.br