06/11/2026 05:46:02
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4283/

Lucas do Rio Verde está realizando o Sistema de Gerenciamento Cartográfico Aéreo

O sistema prevê a atualização da base cartográfica de Lucas do Rio Verde
Por Ascom/Cláudia Sarubo
10/10/2014 13:09

(Foto: Ascom)


Ajustar tamanho da fonte:

Visando regularizar a situação de residências, comércios e indústrias, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde usará a tecnologia para atualizar os imóveis da cidade. Os primeiros passos para a atualização da base cartográfica de Lucas do Rio Verde estão sendo realizados, com a etapa de levantamento fotogramétrico. O trabalho consiste na captura de imagens aéreas de toda a cidade. A Prefeitura assinou contrato com a empresa vencedora da licitação para atualizar a base de informações nunca antes realizada no município.

O crescimento de Lucas do Rio Verde nos últimos anos é um dos motivos da necessidade de obter dados mais precisos e atuais da cartografia. Após o término do trabalho, previsto para 18 meses, o município terá uma base cartográfica digital e com informações atualizadas sobre infraestrutura, unidades e divisões territoriais, equipamentos e mobiliários urbanos, além de elementos naturais.

Uma equipe de pilotos está realizando voos por toda a cidade. Duas câmeras específicas para esse trabalho, chamadas aerofotogramétricas, foram instaladas no avião e funcionam conectadas a computadores e a um sistema de perfilamento a laser, que consiste na varredura a laser de cada detalhe do território.

O projeto é gerenciado pela Secretaria Municipal de Finanças, segundo a secretária Maria Rossato os equipamentos utilizados nessa primeira etapa possuem a mais avançada tecnologia da cartografia georeferenciada. “Assim será possível fazer imagens que cheguem o mais perto possível da realidade cartográfica da cidade”, destaca a secretária.

A secretaria atuará na fiscalização de todas as etapas da atualização. “Além da cartografia, o diferencial exigido da empresa foi a utilização da varredura a laser para obtermos o maior número de elementos e o melhor nível de detalhes da cidade. Uma base cartográfica mais precisa servirá de subsídio para a administração municipal em projetos urbanísticos e de regularização fundiária”, salientou.

Projeto – A execução de todo o projeto prevê ainda as etapas de cadastro técnico multifinalitário e a implantação de sistema visualizador de informações. A empresa contratada é a Aerosat– Engenharia de Aerolevantamentos
Serão realizadas visitas técnicas e medições de cerca de 20 mil imóveis. Toda mão de obra desta etapa será local.

O passo final será a implantação do sistema que integrará a base cartográfica e o cadastro técnico multifinalitário para utilização compartilhada pelos diversos órgãos da Prefeitura. “O sistema vai gerar informações compartilhadas para a gestão municipal, aumentando a eficácia das ações públicas municipais e auxiliando no planejamento regional”, justifica a secretária.

Segundo o diretor da empresa Gilson Frohner, “ O objetivo do sistema é fazer o gerenciamento, planejamento e  monitoramente das atividades da prefeitura e do município”, A primeira  etapa será o mapeamento aéreo após esse registro entrará a equipe de campo fazendo levantamento de casa em casa essa varredura será feita por 30 colaboradores, para agilizar a pesquisa digitalizada. “É bom salientar e pedir que a população abra as portas de suas residências e comércios para os pesquisadores que estarão uniformizados e com um documento de autorização para esse levantamento emitido pela prefeitura”, informou.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes