23/04/2026 11:43:25
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4830/
(Foto: Ascom/Willian Barbosa)
Foi realizada nesta tarde (15), a abertura oficial do II Congresso Internacional de Educação. O evento está sendo promovido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Faculdade La Salle, Colégio La Salle e Capes.
O evento acontece entre os dias 15 e 17 de julho, no Colégio La Salle, e conta com a participação de mais de 700 congressistas. A programação é formada por apresentações de trabalhos científicos, palestras e mesas redondas.
A secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, ressaltou que este congresso é um diferencial muito importante para que os professores possam ter a oportunidade de conversar com os colegas, trocar experiências e aprender com as palestras. “Para nós da educação básica este evento é um momento ímpar, nós acreditamos que será um diferencial importantíssimo na vida pessoal e profissional das nossas crianças, dos nossos professores, pois com o que aprenderem aqui farão uma mudança na aprendizagem na vida dos nossos alunos”.
Segundo o diretor da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, Nelso Bordignon, o evento é um diferencial para a formação continuada dos professores do município. “Só é possível a formação das crianças, com a formação do educador, o processo de aprendizagem como educador pode realmente formar e realizar a aprendizagem das crianças. Nós nos sentimos orgulhosos por trazer essa experiência universal e verticalizada da educação para esses profissionais”.
O gerente de Cidade, Ramiro Azambuja, salientou a satisfação do município em receber um evento deste porte. “Para Lucas do Rio Verde é um grande orgulho recepcionar um Congresso Internacional de Educação, porque nós estamos há algumas décadas nos dedicando para tornar a educação um modelo, e eventos como este são fundamentais para tornar o ensino daqui exemplar”.
A solenidade de abertura também contou com a presença do superintendente de Formação da Secretaria de Educação de Mato Grosso, Otair Rondon, que evidenciou os resultados positivos que esse evento trará para os participantes. “A Secretaria de Estado de Educação enxerga eventos como este como uma das coisas fundamentais diante da dimensão do Estado de Mato Grosso, seria bom se todos os municípios tivessem a possibilidade de trazer reflexões para que nossas práticas pedagógicas enquanto professores interfiram de modo direto no processo ensino-aprendizagem dando qualidade para aquilo que nossos alunos têm que aprender”.
Esta tarde contou com palestras com o Dr. Alfredo José da Veiga-Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o tema “Educação no Século XXI”, e com o Dr. Oscar Azmitia, da La Salle Costa Rica, sobre “O impacto das emoções no processo de ensino e aprendizagem”. Na parte da noite serão realizadas apresentações de trabalhos.
Nesta quinta (16) e sexta-feira (17) a programação segue com palestra com o Dr. Carlos Moya, da Universidade do Chile, que falará sobre “Políticas de Formação para a Docência”. Com o Dr. Alvaro Chrispino, do CEFET/RJ, sobre “Mediação de conflitos no ambiente escolar”. Com Dr. Mario Morales Navarro, da Universidade de Santiago de Chile, com o tema “Neurociência e Aprendizagem Significativa”. Com o educador e escritor, Celso Antunes, sobre “Formação de Professores, Aprendizagem e Gestão”. Também estão confirmadas as presenças do Dr. Lorenzo Tébar, da La Salle Espanha, e do presidente do Conselho Nacional de Educação, Dr. Gilberto Garcia, que apresentará o “Plano Nacional de Educação”.
Confira a programação completa no site http://www.congressointereducalucas.com.br/