06/11/2026 04:03:22
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4864/

Lucas do Rio Verde apresenta projetos na 12ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Estão em apresentação três projetos que foram desenvolvidos pela Saúde no município
Por Ascom/Francieli Cela
06/08/2015 16:56

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)


Ajustar tamanho da fonte:

Três projetos de Lucas do Rio Verde desenvolvidos pela Saúde foram selecionados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT) para serem apresentados na 12ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, promovida em Brasília, nos dias 6, 7 e 8 de agosto.

A Mostra Brasil Aqui tem SUS é um espaço para compartilhamento das atividades de resultado das ações desenvolvidas pelos municípios, na área da Saúde, com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde.

Um dos projetos de Lucas do Rio Verde que foi selecionado, é o “Trocando o Ócio pela Arte” desenvolvido pelo PSF XI. O projeto envolve atividades com artesanatos como forma de terapia ocupacional. A atividade incentiva a reciclagem, geração de renda e resulta na diminuição de depressão.

Outro projeto que está em apresentação é o “Lucas do Rio Verde em busca da eliminação da Sífilis Congênita”, promovido pela Vigilância Epidemiológica. O projeto teve início em 2011, quando a Saúde detectou um aumento significativo nos casos de sífilis no município.

Para prevenir e combater a doença, foram reforçadas ações como o aumento dos testes rápidos, acompanhamento diferenciado, buscativa de pacientes para que o tratamento seja completo e foi criado o protocolo municipal de atendimento as gestantes, com exames a cada três meses.

Também está sendo apresentado o projeto “A Mente que Reflete Arte”, realizado pelo Caps. O projeto iniciou há um ano e meio e consiste em promover a adesão dos pacientes ao tratamento por meio de atividades terapêuticas ocupacionais.

O projeto proporcionou melhora na saúde dos pacientes, autonomia financeira às pessoas em tratamento, elevação da autoestima e maior interação entre os profissionais e pacientes.

O secretário de Saúde, Ramiro Azambuja, destacou que é uma grande satisfação para o município poder apresentar esses projetos em um grande evento como este que reúne profissionais de todo país. “Quero principalmente agradecer e parabenizar essas equipes que buscaram soluções com projetos inovadores que trazem além do tratamento, interação e diversão”.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes