06/11/2026 03:35:17
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5031/

Ouvidoria Setorial da Saúde do Estado faz visita a Lucas do Rio Verde

A ouvidora setorial da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, Debbie Caporossi, e a sub-ouvidora setorial, Ednéia Britto Jardim, vieram ver o andamento do sistema de ouvidoria do município
Por Ascom/Francieli Cela
13/11/2015 10:03

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)


Ajustar tamanho da fonte:

Na última quinta-feira (12), a ouvidora setorial da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, Debbie Caporossi, e a sub-ouvidora setorial, Ednéia Britto Jardim, estiveram em Lucas do Rio Verde realizando uma vistoria para acompanhar o funcionamento do sistema de ouvidoria do Ministério da Saúde após implantação no município.

Além de um sistema próprio de Ouvidoria Pública, o município possui vinculado o Ouvidor SUS, sistema do Ministério da Saúde.

De acordo com Debbie Caporossi, a Ouvidoria Setorial da Saúde estará acompanhando todos os municípios que implantaram o sistema. “A proposta da nossa visita a Lucas do Rio Verde foi fazer o acompanhamento de todas as ouvidorias implantadas conforme a política do Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde. As ouvidorias que hoje agregam o sistema nacional de ouvidorias do Sistema Ouvidor SUS e Lucas do Rio Verde é um dos municípios do estado que tem esta ouvidoria implantada ligada a gestão, e nós viemos aqui para fazer o acompanhamento do sistema, ver como está o funcionamento, e as experiências obtidas com a ouvidoria”.

Além da Ouvidoria, também foram visitadas as unidades de saúde, Centro de Fisioterapia e Farmácia Municipal. Durante a visita, o secretário municipal de Saúde, Ramiro Azambuja, apresentou o funcionamento da rede municipal de saúde. “Nós fizemos visitas aos nossos prédios e elas puderam ver a referência de saúde que nós estamos oferecendo aqui, a nossa preocupação em melhorar cada vez mais a oferta desses serviços e saber que eles puderam trazer para nós algumas informações importantes sobre essa ferramenta e também levaram com elas na bagagem a experiência que Lucas do Rio Verde está tendo em poder recepcionar os nossos usuários de maneira excelente, sabemos que temos muito para melhorar na saúde e um dos caminhos é melhorar os canais de comunicação com a sociedade”.

A ouvidora setorial da saúde se mostrou satisfeita com o funcionamento da saúde municipal de Lucas do Rio Verde e com a importância que é dada ao que o cidadão tem a dizer sobre a saúde e as modificações que são realizadas para atender as sugestões da população.

“Vimos o funcionamento da saúde aqui, visitamos os PSFs, a fisioterapia e fiquei encantada com o tipo de atendimento que é feito. Achei muito interessante a prefeitura ter um sistema próprio de ouvidoria, e esse sistema se integrar com o sistema Ouvidor SUS. Essa é uma oportunidade que a Ouvidoria tem para saber em tempo real o que está acontecendo com o sistema de saúde através da aplicação de um outro sistema que completa o Ouvidor SUS, eu achei uma experiência bastante positiva”, pontuou Debbie.

Azambuja ressaltou que o município ficou muito satisfeito com a avaliação positiva apresentada pela ouvidora setorial. “Lucas do Rio Verde apresenta uma Ouvidoria Pública de referência no Sistema SUS, isso significa dizer que é uma ferramenta que o usuário pode utilizar e que tem dado resultado para melhorar o nosso serviço. Então a visita das colegas do Governo do Estado somou e muito a nossa satisfação em saber que estamos no caminho certo de ouvir cada vez mais as sugestões, críticas e denúncias, por esse canal para que a gente possa melhorar”.

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes