05/04/2026 05:11:12
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5058/

Prefeitura inaugura monumento em homenagem a avicultura na sexta-feira (04)

A estátua com 10 metros de altura em concreto armado representa uma galinha e está localizada no trevo da rodovia MT 449
Por Ascom/Francieli Cela
02/12/2015 13:10

(Foto: Ascom)


Ajustar tamanho da fonte:

Na sexta-feira (04), às 9h, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugura um monumento em homenagem a avicultura. A estátua de 10 metros de altura em concreto armado representa uma galinha e está localizada no trevo da rodovia MT 449, com o Corpo de Bombeiros.

A galinha vem integrar o grupo de mascotes do município juntamente com o porquinho Luquinha e a ema que é ave-símbolo de Lucas do Rio Verde. Para dar boas-vindas à galinha, foi promovido o concurso “Nossa Família Ganhou um Novo Membro, Que Nome Vamos Dar pra Galinha?”.

Ao todo, 371 pessoas participaram do concurso. A escolha foi realizada na terça-feira (1º) por uma comissão julgadora formada por representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores, Acilve, CDL, Sindicato Rural Patronal, Associação dos Produtores de Proteína Animal (Appa) e associação de moradores. O resultado do concurso será divulgado durante a inauguração na sexta-feira.

O monumento é uma homenagem da sociedade luverdense a avicultura, setor que gera milhares de empregos na região. Segundo a Appa, juntos os municípios de Lucas do Rio Verde, Tapurah, Ipiranga do Norte e parte de Sorriso, produzem mais de 113 milhões de aves por ano.

Toda a produção é abatida na Unidade Industrial da BRF, instalada em Lucas do Rio Verde. Por dia, são processadas mais de 300 mil aves, que abastecem parte do mercado nacional e são exportados para o Japão, Oriente Médio e América Latina.

O desenvolvimento da avicultura, principalmente em Lucas do Rio Verde, faz parte do segundo ciclo econômico, com incentivo a diversificação da propriedade rural, com foco na agroindustrialização.

A vinda da BRF, atraída pela oferta de matéria-prima, mudou a economia do município, até então, baseada na agricultura, produção de milho e soja. Hoje, somente a empresa gera cerca de 4.800 empregos diretos.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município


01/04/2026 10:44

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (3)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (6)


01/04/2026 10:15

Mês de março se encerra com ações voltadas às mulheres em Lucas do Rio Verde

Atividades levaram informação, apoio e combate à violência durante todo o mês


31/03/2026 20:42

Ao lado de lideranças, Miguel Vaz e Joci Piccini participam da posse do governador Otaviano Pivetta

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira (31) em Cuiabá


31/03/2026 15:31

Seletivo Emergencial 002/2026: Prefeitura divulga 2º edital de convocação

Estão sendo convocados três médicos. O prazo para os profissionais assumirem o cargo segue até quinta-feira (02)


31/03/2026 13:43

Prefeitura e Senac abrem inscrições para cursos gratuitos nas áreas de alimentação e finanças

As capacitações têm início em abril e oferecem vagas gratuitas


31/03/2026 11:09

Mulheres atendidas pelas unidades do Cras fazem exposição de artesanato de páscoa no Paço Municipal

Exposição reúne peças feitas nas oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e tem como foco gerar renda para as participantes