23/04/2026 02:03:13
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5061/
(Foto: Ascom/Francieli Cela)
Na manhã desta quinta-feira (03) foi realizada uma reunião para a reativação do Comitê Interinstitucional de Mobilização, Prevenção e Controle de Doenças Tropicais de Lucas do Rio Verde, no gabinete do prefeito Otaviano Pivetta.
A necessidade da reativação do mesmo se deve ao aumento do foco do mosquito Aedes aegypti, que além da dengue, transmite a febre chikungunya e o vírus zika, que também são perigosos e podem levar à morte.
Uma das deliberações do Comitê foi a intensificação das ações na área da publicidade através de uma campanha que envolva a confecção de folders, cartazes, spots e VTs para a mídia local e deverá ser desenvolvida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura (Ascom).
Com o apoio da Câmara de Vereadores será criada uma Lei que autoriza o agente de saúde entrar nas casas abandonadas e terrenos baldios para verificar a situação da limpeza e do lixo. A Guarda Municipal também foi inserida neste contexto para que seja um apoio no momento em que ocorram as visitas dos agentes nas residências.
O Ministério Público, por meio dos promotores Francisco Gomes e Caio Loureiro, se prontificou a autuar e punir os reincidentes que já receberam multa sobre o terreno este ano e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente continuará fiscalizando todos os bairros do município quanto a limpeza dos mesmos.
Segundo o prefeito Otaviano, os agentes de saúde e endemias devem focar ainda mais neste combate. “Lucas do Rio Verde já evoluiu muito neste sentido, mas não podemos relaxar porque o problema volta e os danos poderão ser maiores justamente por conta das novas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti”, frisou o gestor.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde conta com 181 agentes de saúde e 30 de endemias que já estão orientando a população e as mulheres grávidas quanto a zika. Segundo o secretário de Saúde e gerente de Cidade, Ramiro Azambuja, a oscilação das chuvas faz com que a limpeza das calhas, terrenos e cuidados com o lixo doméstico sejam mais intensos nesta época. “Não queremos que a sociedade sofra com mais essa doença grave, pois já existem casos de microcefalia no estado e não podemos deixar que os focos do mosquito se proliferem aqui no município”, concluiu Ramiro.
Ainda nesta semana será realizado um encontro entre as igrejas locais para que durante as missas e cultos também seja feita essa orientação sobre a conscientização do combate às doenças.