23/04/2026 02:12:22
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5071/
(Foto: Ascom/Anderson Lippi)
Na noite de ontem (08) foi feita a entrega de um espaço no Parque Cultural para ser a sede do Centro de Tradições Nordestinas (CTN). A ação visa fomentar as manifestações culturais e permitir que o grupo possa desenvolver e ampliar as atividades.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Márcio Albieri, pontuou que com a instalação da BRF, a migração nordestina foi muito intensa no município e hoje os habitantes nordestinos estão se organizando em um grupo cultural para resgatar e fortalecer as tradições da terra natal, e a administração está dando todo apoio ao grupo.
“A prefeitura está cedendo um espaço para a sede do Centro de Tradições Nordestinas para que eles tenham um espaço físico para desenvolverem as várias ações do grupo, como a quadrilha e a culinária. Acreditamos que com esse espaço, eles vão fomentar ainda mais a cultura nordestina no nosso município. Desejamos que façam um bom uso desse local”.
O presidente do CTN, Gleibson Barbosa de Oliveira, mais conhecido como Castanha, ressaltou que a sede vai possibilitar que o grupo consiga ampliar as atividades e número de participantes.
“Uma sede facilita muito para termos um lugar fixo para nossos encontros e atividades, agradecemos o prefeito Otaviano e secretário Márcio Albieri. A partir de agora vamos dar continuidade ao nosso trabalho e complementar a área da dança até a gastronomia, resgatando e implantando aqui em Lucas do Rio Verde todas essas áreas culturais”.
Castanha também revelou que um dos planos que estão em andamento para o próximo ano é elaborar em parceria com a prefeitura o primeiro concurso estadual de quadrilhas em Lucas do Rio Verde. “Estamos estudando promover esse evento em julho do ano que vem, será uma grande festa”.