26/05/2026 12:17:15
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5102/

Alternativa barata resulta em qualidade na produção de verduras para pequeno agricultor

Valmir deixou o gado de lado, apostou na nova ideia e já colhe os resultados do negócio
Por Ascom/Josi Pegoraro
12/01/2016 10:40

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)


Ajustar tamanho da fonte:

A agrônoma Aline Freitas, coordenadora do campo experimental da Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresentou hoje (12), o resultado de uma pesquisa bem sucedida demonstrada no último Show Safra pela Secretaria Municipal de Agricultura, em 2015. É a produção de alface por meio de um “túnel baixo”, ou seja, uma pequena estufa construída para proteger as mudas da chuva e prepará-las para o desenvolvimento necessário até o seu consumo final.

A propriedade é do agricultor familiar Valmir Batistini, localizada próximo a BRF na MT449. O proprietário, que antes criava gado, investiu neste experimento há três meses e já colhe os resultados do negócio vendendo a alface na Feira da Bíblia e no restaurante do Trabalhador. “É um trabalho gratificante porque a Prefeitura dá a assistência que a gente precisa através da Aline. Ela vem aqui e explica tudo, tira dúvidas e mostra como utilizar os remédios para eliminar as pragas sem maltratar as mudas”, disse Batistini.

O túnel baixo ou cultivo protegido, seja através de abrigos de plásticos principalmente para produtores especializados em produção de mudas orgânicas, é fundamental para o sucesso da atividade. Ajuda na proteção dos ventos, visa a produção de mudas e também no plantio definitivo de vários cultivos tais como tomate, pimentão, alface, pepino e outras espécies orgânicas.

Para a agrônoma, é fundamental levar o conhecimento para o pequeno produtor dando o suporte necessário para a realização das suas atividades no campo, tal como, passando o receituário correto para a eliminação das pragas sem prejudicar a saúde. “Essa ideia foi uma alternativa de baixo custo que rende bons lucros e além de ser uma transferência de tecnologia, o agricultor consegue manter a renda da família com a produção e venda dos seus produtos”, frisou Aline.

Além da alface, Valmir também produz pimentão, quiabo, abobrinha e mandioca. Para a experiência da pequena estufa ele ainda vai tentar produzir pepino e pimentão.

 

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


26/05/2026 08:44

Atletas de Lucas do Rio Verde conquistam índices para Paralimpíadas Escolares Nacionais

Equipe Viva Lucas/APLRV garantiu pódio em todas as provas disputadas durante o Meeting Paralímpico Loterias Caixa


25/05/2026 17:10

Nova sede da Unidade Permanente de Castração será entregue nesta quarta-feira (27)

Espaço ampliará a capacidade de atendimento e oferecerá mais conforto à comunidade e aos animais


25/05/2026 14:52

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos de panificação e chocolateria

As capacitações, em parceria com o Senac, começam a partir do dia 1 de junho


25/05/2026 09:16

Festival Artes e Cores celebra cultura e lazer no bairro Jardim Primavera

Evento reuniu famílias luverdenses ao longo da programação


25/05/2026 08:34

Sala do Empreendedor orienta MEIs sobre prazo para Declaração Anual de Faturamento

Microempreendedores Individuais têm até 31 de maio para enviar a DASN-SIMEI e evitar multas e restrições no CNPJ


24/05/2026 16:55

14ª Copa Binotti/Sicredi de Futsal encerra com grandes finais e destaque para atletas de Lucas do Rio Verde

Município viveu um final de semana de emoção, integração esportiva e ginásio lotado


22/05/2026 18:05

Profissionais da educação participam de palestra sobre desenvolvimento infantil nesta sexta-feira (22)

Iniciativa da Secretaria de Educação tem como principal objetivo qualificar e preparar os educadores do AEE


22/05/2026 17:30

Prefeito Miguel Vaz convoca 10 novos guardas civis municipais para reforçar a segurança pública

Convocados deverão apresentar, no prazo de 10 dias úteis, documentação exigida de forma on-line, passar por avaliação médica admissional e cumprir as demais etapas previstas no edital; confira os nome


22/05/2026 15:31

Lucas do Rio Verde é o único município de Mato Grosso selecionado para Projeto Cidades Mais Inteligentes

Cidade foi classificada em edital nacional que apoia soluções urbanas inovadoras e sustentáveis


22/05/2026 13:03

Secretaria de Educação celebra 19 anos de parceria com o Programa União Faz a Vida

Em comemoração, professores e gestores da rede municipal de Lucas prestigiaram a palestra de Emília Cipriano sobre Educação Motivacional nesta quinta-feira (21)


22/05/2026 08:54

Sala do Empreendedor e Sebrae reforçam apoio aos empresários com seminário sobre crédito e planejamento financeiro

Evento, que contou com a parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, aconteceu na noite desta quinta (21)