16/08/2026 07:56:10
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5163/

Prefeitura promove programação especial para a agricultura familiar no Show Safra BR 163

O Show Safra BR 163 reúne em um só evento novas tecnologias que atendem do pequeno ao grande produtor rural
Por Ascom/Francieli Cela
07/03/2016 15:48

(Foto: Ascom/Willian Barbosa)


Ajustar tamanho da fonte:

Durante entrevista coletiva na manhã de hoje (07), o prefeito Otaviano Pivetta, o presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, e a secretária de Agricultura e de Meio Ambiente, Luciane Copetti, apresentaram a programação do Show Safra BR 163.

O Show Safra BR 163 envolve instituições e empresas voltadas para o agronegócio de todo o país, reunindo os mais diversos assuntos relacionados ao setor e apresentando em palestras, exposições e debates os resultados de pesquisas no campo e novas tecnologias direcionadas à agricultura.

De acordo com o presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, o Show Safra se consagrou como um palco de tecnologia, demonstração e comércio da agricultura. “O Show Safra é o palco das discussões, um local de encontro dos produtores, e a região está com uma grande expectativa em cima dessa feira que é referência no Estado de Mato Grosso”.

Esta edição da feira acontece de 29 de março a 1º de abril, na Fundação Rio Verde. A abertura será realizada no dia 29, às 13h, no auditório da Fundação, e contará com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, do governador Pedro Taques, e autoridades nacionais e estaduais.

Na sequência será ministrada a palestra “A Economia e o Agronegócio: Perspectivas e Desafios”, com o Eng. Agr. Dr. Roberto Rodrigues, da FGV-Agro e ex-ministro da Agricultura.

O prefeito Otaviano Pivetta, destacou que o Show Safra desempenha um grande papel na economia do estado e tem como principal função validar novas tecnologias todos os anos que facilitem a vida do produtor e aumentem a produtividade. “O Show Safra se consolidou como um dos maiores eventos do Brasil no setor do agronegócio, e a partir do ano que vem, o evento vai se tornar itinerante, unindo a sociedade produtora em torno de um único evento, criando maior integração política da região da BR 163”.

Como nas demais edições, este ano também fazem parte da programação do evento diversas mesas redondas e palestras. No dia 31 será promovido um Giro Tecnológico com os pequenos produtores, com início às 7h30. A ação contará com a participação de pesquisadores da Embrapa que apresentarão várias pesquisas de campo que visam maior produtividade para os agricultores.

E no dia 1º de abril, será realizado mais um Fórum da Agricultura Familiar, que este ano vem com a temática Regularização Fundiária. “Convocamos todos os secretários municipais do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto do Teles Pires (Cidesa) e juntamente com os sindicatos dos trabalhadores rurais foi definido como tema da agricultura familiar desta edição a Regularização Fundiária”, ressaltou Luciane Copetti, secretária de Agricultura e de Meio Ambiente.

A secretária ainda revelou que esta semana os responsáveis pelos setores fundiários do país e do estado serão convidados a contribuir com o Fórum e esclarecer as dúvidas dos mais de oito mil produtores da região que vivem em assentamentos e precisam da regularização.

Confira a programação do evento no site: http://www.fundacaorioverde.com.br/show-safra-163/programacao

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


15/08/2026 14:26

Mutirão de limpeza é realizado no Lago Harri Müller em Lucas do Rio Verde

Ação aconteceu em parceria com a Associação de Pilotos Amadores e Aeromodelismo e o Grupo de Escoteiros Calango


14/08/2026 12:06

Prefeitura e CDL ampliam apoio aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Parceria ajuda quem quer abrir uma empresa, organizar o negócio ou buscar crédito para crescer


14/08/2026 10:18

Campo experimental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente prepara novas tecnologias para o Show Safra 2027

Espaço testa tecnologias e formas de manejo que podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município


13/08/2026 14:52

Alunos do Green School idealizam e apresentam modelo de negócios em Lucas do Rio Verde

Atividade integra a trilha formativa de Empreendedorismo e Inovação do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação e pela Unilasalle


13/08/2026 09:05

Em congresso de referência na América Latina, Lucas do Rio Verde apresenta case de Inovação Aberta no Setor Público

Metodologia exposta no evento é fruto da articulação do projeto Centro de Inovação em Smart Cities, realizado pelo SENAI-MT em parceria com a Prefeitura, com execução metodológica da Fundação CERTI


12/08/2026 17:13

Prefeitura firma parceria com o Grupo GEMTE para fortalecer a Educação de Lucas do Rio Verde

Iniciativa busca fortalecer gestão estratégica da Secretaria e a consolidação de um ensino mais eficiente, inclusivo e de qualidade


12/08/2026 16:15

Prefeitura abre vagas para curso gratuito de defesa pessoal para mulheres

Curso começa no dia 21 de agosto e integra a programação do Agosto Lilás


12/08/2026 09:56

Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue chega ao bairro Veneza nesta quinta-feira (13)

O objetivo da ação é o recolhimento de entulhos, que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti


12/08/2026 08:38

Modelo de segurança pública de Lucas do Rio Verde é apresentado a comitiva de Primavera do Leste

Encontro promoveu troca de experiências sobre Guarda Civil Municipal, tecnologia, mobilidade urbana e políticas de segurança pública


11/08/2026 17:38

4º Encontro Geração Coop reúne estudantes das cooperativas escolares e fortalece o protagonismo juvenil em Lucas do Rio Verde

Evento proporcionou troca de experiências e atividades práticas voltadas ao trabalho em equipe, comunicação, criatividade e liderança


11/08/2026 11:10

Rumo à universalização: Saae dá início às obras de rede de esgoto em dois bairros de Lucas do Rio Verde

Nesta etapa serão atendidos os bairros Parque das Araras e Jardim Cerrado