06/11/2026 02:57:16
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5244/

Campanha reforça ações de combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil

Uma programação especial foi preparada para trabalhar a campanha no município
Por Ascom/Francieli Cela
12/05/2016 09:25

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil. Em Lucas do Rio Verde, a prefeitura, instituições e órgãos do judiciário se uniram para promover uma campanha visando reforçar ações na área.

As ações da campanha iniciam ainda neste sábado, dia 14, no Estádio Passo das Emas, no início do jogo do Luverdense contra o Joinville, às 20h. Os jogadores do Luverdense entrarão em campo acompanhados de crianças, balões amarelos e camisetas em alusão à campanha.

Do dia 16 a 20, as escolares da rede municipal receberão palestras sobre o assunto. A proposta é orientar as crianças e adolescentes a sempre denunciarem casos de abuso e exploração sexual.

Dando continuidade às ações, no dia 17, na Câmara de Vereadores, às 19h, será realizada uma mesa redonda sobre o tema nacional da campanha: “Esquecer é permitir. Lembrar é combater”.

Participam da mesa redonda a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Gleidson Grisoste Barbosa, o promotor da Infância e Juventude, Washington Borrére, da Polícia Rodoviária Federal, Felipe Dias Mesquita, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Fátima Ferreira.

No dia 18, a programação começa cedo, às 6h30, com pitstop nas principais vias da cidade para distribuição de panfletos orientativos. Às 16h30, será realizada uma caminhada na rotatória da Igreja Rosa Mística, com a participação de diversos adolescentes e grupos de jovens.

Às 18h30, as praças dos bairros Jaime Seiti Fujii e Tessele Junior receberão atividades para as crianças com o Programa Vida Nova.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, ressaltou a importância da população participar das ações. “Essa campanha vem para reforçar as ações de combate e conscientização que realizamos todos os dias. É importante que a população participe e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração, e principalmente, não deixe de denunciar”.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes