22/04/2026 11:00:32
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5488/
(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)
Em reunião na manhã de ontem (06), entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, representantes das secretarias de Saúde, Segurança e Defesa Social, diretoria e coordenadora da Casa da Acolhida Bom Samaritano, Polícia Militar e Guarda Municipal, foi discutido sobre “as pessoas em situação de rua” que estão instaladas na Praça dos Migrantes e definidas algumas ações.
A situação dessas pessoas se trata de um assunto não somente da Assistência Social, mas requer uma atuação conjunta e compartilhada com a Rede de Proteção Social do município.
Segundo a secretária de Assistência Social e Habitação, Márcia Bergamann, houve um consenso de que a problemática precisa ser discutida entre vários setores, entidades e secretarias, e acima de tudo, evidenciou-se que não se trata de um problema recente, ou que vem acontecendo há poucas semanas. “Esse fato já vem sendo registrado no município há muito tempo, por isso as ações precisam ser planejadas e executadas de forma contínua e compartilhada pelos diversos órgãos responsáveis”, frisou a secretária.
Durante o encontro foi definida a realização de uma abordagem coletiva no dia 08 de março, na Praça dos Migrantes e região, com o objetivo de esclarecer e orientar que não é permitido utilizar a praça como moradia. Após a abordagem, o Creas e Caps farão um acompanhamento das pessoas e estarão monitorando a praça.
A orientação para a população é de que quem se sentir ameaçado, deverá fazer um boletim de ocorrência na delegacia. Quanto às doações de alimentos, dinheiro entre outros, deverão ser encaminhadas a Casa de Acolhida Bom Samaritano e não entregues aos pedintes.
Para ajudar a levar informações sobre esses casos ao Creas, os telefones para contato são 3548-2557/2571.