27/04/2024 05:22:51

Consciência Cidadã reúne mais de 300 cidadãos luverdenses para debater controle social

O prefeito anunciou que irá reforçar a Ouvidoria Municipal, para que ela se torne mais eficiente como canal de comunicação com a sociedade.
Por TCE-MT
09/03/2017 13:52

(Foto: Ascom Prefeitura)

Mais de 300 pessoas atenderam ao chamamento do Tribunal de Contas de Mato Grosso e lotaram o Deseo Clube, em Lucas do Rio Verde, na noite desta quarta-feira (08), para participar do Programa Consciência Cidadã, que tem por finalidade estimular os cidadãos a exercerem o controle social.

A coordenadora do Consciência Cidadã, secretária de Articulação Institucional do Tribunal de Contas, Cassyra Vuolo, ressaltou a importância da iniciativa para a formação de um cidadão participativo. Lembrou ainda que a sociedade deve acompanhar como os recursos públicos estão sendo aplicados e que este é um bom momento para a mudança de postura, em razão de prefeitos e vereadores estarem iniciando uma nova gestão.

O prefeito Luiz Binotti, reforçou a necessidade de ampliar a participação popular na gestão pública, a fim de melhorar a qualidade das políticas públicas e até evitar que os gestores cometam erros, por inexperiência ou desconhecimento. Binotti anunciou que irá reforçar a Ouvidoria Municipal, para que ela se torne mais eficiente como canal de comunicação com a sociedade.

Representante da sociedade civil no encontro, o professor e diretor do IFMT de Lucas do Rio Verde, João Vicente Melo, elogiou a atitude positiva do TCE de buscar a interlocução entre os representantes dos poderes e a comunidade e salientou que exercer o controle social é uma responsabilidade da sociedade, que deve estar preparada para cumprir seus direitos e deveres.

Para obter mais conhecimento e se aperfeiçoar no trabalho, a servidora pública municipal Sirlei Amaro da Silva foi uma das primeiras a chegar ao Deseo Clube. Ela estava ansiosa para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas e poder auxiliar mais o cidadão em suas demandas. Sirlei estava acompanhada da filha de 12 anos, Bianca da Silva Alves, que sonha em ser juíza e gosta de saber tudo o que está acontecendo na cidade.

O debate contou com a presença do presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim; do conselheiro substituto Luiz Henrique Lima; do procurador de contas Willian de Almeida Brito, do promotor de Justiça Francisco Gomes Júnior; e do juiz diretor do Foro da comarca, Cássio Luís Furim. A mediação ficou por conta da coordenadora do Consciência Cidadã, Cassyra Vuolo.

GABINETE

Fotos:

26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line

26/04/2024 15:39

Concurso Público nº 01/2024: Candidatos já podem consultar o horário e local da prova

Prova será neste domingo (28), nos períodos matutino e vespertino

26/04/2024 15:23

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2025

Evento foi realizado com a população para debater diretrizes orçamentárias

26/04/2024 13:24