19/03/2026 07:26:35
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5497/

Consciência Cidadã reúne mais de 300 cidadãos luverdenses para debater controle social

O prefeito anunciou que irá reforçar a Ouvidoria Municipal, para que ela se torne mais eficiente como canal de comunicação com a sociedade.
Por TCE-MT
09/03/2017 13:52

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Mais de 300 pessoas atenderam ao chamamento do Tribunal de Contas de Mato Grosso e lotaram o Deseo Clube, em Lucas do Rio Verde, na noite desta quarta-feira (08), para participar do Programa Consciência Cidadã, que tem por finalidade estimular os cidadãos a exercerem o controle social.

A coordenadora do Consciência Cidadã, secretária de Articulação Institucional do Tribunal de Contas, Cassyra Vuolo, ressaltou a importância da iniciativa para a formação de um cidadão participativo. Lembrou ainda que a sociedade deve acompanhar como os recursos públicos estão sendo aplicados e que este é um bom momento para a mudança de postura, em razão de prefeitos e vereadores estarem iniciando uma nova gestão.   

O prefeito Luiz Binotti, reforçou a necessidade de ampliar a participação popular na gestão pública, a fim de melhorar a qualidade das políticas públicas e até evitar que os gestores cometam erros, por inexperiência ou desconhecimento. Binotti anunciou que irá reforçar a Ouvidoria Municipal, para que ela se torne mais eficiente como canal de comunicação com a sociedade.

Representante da sociedade civil no encontro, o professor e diretor do IFMT de Lucas do Rio Verde, João Vicente Melo, elogiou a atitude positiva do TCE de buscar a interlocução entre os representantes dos poderes e a comunidade e salientou que exercer o controle social é uma responsabilidade da sociedade, que deve estar preparada para cumprir seus direitos e deveres.

Para obter mais conhecimento e se aperfeiçoar no trabalho, a servidora pública municipal Sirlei Amaro da Silva foi uma das primeiras a chegar ao Deseo Clube. Ela estava ansiosa para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas e poder auxiliar mais o cidadão em suas demandas. Sirlei estava acompanhada da filha de 12 anos, Bianca da Silva Alves, que sonha em ser juíza e gosta de saber tudo o que está acontecendo na cidade. 

O debate contou com a presença do presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim; do conselheiro substituto Luiz Henrique Lima; do procurador de contas Willian de Almeida Brito, do promotor de Justiça Francisco Gomes Júnior; e do juiz diretor do Foro da comarca, Cássio Luís Furim. A mediação ficou por conta da coordenadora do Consciência Cidadã, Cassyra Vuolo.

GABINETE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/03/2026 17:11

Secretaria de Saúde entrega medicamento contra doenças respiratórias ao HSL

O Nirsevimabe foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e destinado a proteção de bebês prematuros contra o Vírus Sincicial Respiratório


18/03/2026 14:45

Forças de Segurança de Lucas do Rio Verde se reúnem para alinhar estratégias operacionais do Show Safra Mato Grosso 2026

Reunião definiu integração, reforço no policiamento e ações preventivas para um dos maiores eventos do agronegócio


18/03/2026 13:54

Prefeitura divulga resultado preliminar do processo seletivo da Saúde

O prazo para protocolo de recurso segue até amanha (19). O resultado final seja publicado na sexta-feira (20)


18/03/2026 07:33

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de massagem com pedras quentes

O curso tem início no dia 23 de março e será ofertado 20 vagas no período vespertino


17/03/2026 16:34

Prefeitura abre processo seletivo para a contratação de médicos 40 horas

São ofertadas sete vagas. As inscrições terminam na quinta-feira (19)


17/03/2026 11:07

Lucas do Rio Verde sedia 1ª Etapa Estadual de Natação neste final de semana

Competição acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março, com a participação de mais de 400 atletas


17/03/2026 07:31

Golpe: Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta sobre e-mail falso enviado a empresas

Em caso de dúvidas, os cidadãos devem entrar em contato com o Departamento de Licitação e Contratos


16/03/2026 16:53

Assistência Farmacêutica dispensou mais de 10 milhões de medicamentos em 2025

A rede é composta por cinco unidades, a Farmácia Municipal, no bairro Cidade Nova, e quatro unidades satélites


16/03/2026 16:39

Bolsas arrecadadas em evento de empreendedorismo feminino são entregues à Secretaria de Assistência Social

Ação solidária realizada durante evento do Sebrae Delas arrecadou 55 bolsas, que agora serão destinadas a ações sociais no município


16/03/2026 15:38

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza curso de mecânica básica de veículos voltado para mulheres

Capacitação promovida pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e Procuradoria da Mulher reuniu mais de 30 participantes


16/03/2026 10:36

Primeiras ovitrampas são recolhidas com ovos do Aedes aegypti

A estratégia tem como objetivo identificar as áreas com maior nível de infestação e planejar ações mais eficazes