19/06/2026 10:25:44
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5574/

Lucas do Rio Verde terá o primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestres de Mato Grosso

O protocolo de intenções para a criação do CETAS foi assinado em reunião nesta quinta-feira
Por Ascom Prefeitura/ Amanda Simeone
07/04/2017 11:29

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

O primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestre de Mato Grosso será em Lucas do Rio Verde. A criação foi acertada durante reunião no gabinete do prefeito Luiz Binotti com o vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, com o procurador do Ministério Público, Dr. Luiz Alberto Scaloppe, os promotores do município, Caio Márcio, Francisco Gomes, José Vicente, a presidente da ONG AMIBEM, Roseana Oliveira, e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri.

A prefeitura de Lucas do Rio Verde fará a doação inicialmente de uma área de 10.000 metros no bairro Parque das Américas, que nos próximos dias, deve ser enviada para a Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde para aprovação.

 “Vamos fazer o projeto de doação da área e que ainda precisa ser aprovado na Câmara. É uma satisfação receber o Ministério Público, SEMA, Amibem para efetivar essa parceria. É um projeto de defesa dos animais, mas pode ser maior, possibilitando a vinda de um curso de medicina veterinária, é mais um grande passo para a conscientização da nossa população sobre a importância de preservar o Meio Ambiente”, afirmou Binotti.

O secretário Márcio Albieri reafirmando a grandiosidade desse projeto, também, pela possibilidade da vinda de mais um curso da Unemat no município.

“Lucas do Rio Verde foi contemplada com a criação do CETAS, numa ação rápida do prefeito Binotti, onde nós doamos uma área que está oceosa e que será ocupado por esse centro. E nós não estamos só preocupados em cuidas dos bichinhos, nós já estamos de olho lá na frente, a administração vê esse passo como a possibilidade de um curso superior de medicina veterinária no nosso município”, reafirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Albieri.

O CETAS é um local de recepção e tratamento de animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, vítimas de atropelamento, queimadas, transportes ilegais e também aqueles mantidos em cativeiros domésticos como animais de estimação de forma irregular.

A consciência da população luverdense, por meio da ONG Amibem, foi determinante para que Lucas do Rio Verde fosse escolhida para receber o primeiro CETAS do estado. “A sociedade civil organizada daqui que se preocupa com os temas ambientais foi fundamental na decisão de começarmos por Lucas do Rio Verde. Nós temos certeza que do sucesso desta parceria com o Ministério Público, o poder público municipal, com total apoio do prefeito Binotti e secretários, o Governo do Estado e a Secretaria de meio Ambiente. Com pessoas comprometidas mostra a grandeza do projeto e sua importância”, ressaltou Fávaro.

A presidente da Amibem, Rose Oliveira, ressalta que esse é um enorme fruto do trabalho de todos esses anos. “Esse é o resultado de uma grande luta, de querer fazer o bem e dar uma contribuição para o mundo melhorar, preservando a nossa biodiversidade. Estamos muito felizes que a prefeitura e os outros poderes se uniram com a sociedade organizada para que a gente comece esse passo que será o primeiro CETAS de Mato Grosso, finaliza Rose.


Como vai funcionar?

Recepção e Triagem - é registrado a entrada de cada indivíduo. Identificado a espécie e o sexo (quando possível), buscando o máximo de informação quanto ao local em que foi capturado e alojar os animais em estrutura adequada para receber o devido tratamento.

Monitoramento - após serem examinados, os animais ficarão sob quarentena para receber a nutrição necessária e sob a observação para identificar o aparecimento de possíveis doenças. Durante esse período, a equipe do CETAS analisa o melhor destino para os animais.

Destino - acerca dos animais apreendidos, desde que não estejam na lista oficial das espécies ameaçadas de extinção, são preferencialmente zoológicos, criadouros autorizados e centros de pesquisa. Solturas são, sempre possíveis, vinculadas a programas específicos de manejo para diferentes espécies.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto


17/06/2026 16:13

Campanha do Agasalho continua e população ainda pode fazer doações em Lucas do Rio Verde

População luverdense ainda pode fazer doações para a Campanha do Agasalho


17/06/2026 11:26

Projeto da rede municipal transforma leitura em experiência de vínculo, imaginação e pertencimento

Com apoio da Secretaria de Educação, iniciativa da Escola Érico Veríssimo fortalece a fluência leitora e a interpretação de texto dos alunos do 1º ano do ensino fundamental


17/06/2026 07:30

Biblioteca Monteiro Lobato recebe certificação nacional e passa a integrar rede do Ministério da Cultura

Conquista amplia oportunidades de investimentos, capacitação e fortalecimento das ações de incentivo à leitura em Lucas do Rio Verde


16/06/2026 15:14

Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde

Programa chega à Fase 3 e selecionará até cinco soluções tecnológicas para serem testadas em ambiente real no município; inscrições seguem até o dia 5 de julho