21/04/2026 16:01:10
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5949/
(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)
Servidores municipais das secretarias de Saúde de Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelatto e Tapurah estão participando de uma capacitação do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. A formação está sendo realizada na Prefeitura de Lucas do Rio Verde.
A oficina de faturamento ambulatorial e hospitalar dos procedimentos executados foi promovida pelo consórcio em três polos - Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde - e ministrada pelo técnico Fábio Henrique Lago, da empresa Facilita Gestão Pública Brasil.
“Esta é uma das regiões que mais produz serviços de saúde no estado e a ideia da capacitação é mostrar toda essa potência e tudo que vem sendo executado pela região, mas que não tem ainda números expressivos ou pelo menos não demonstra. Além de qualificar os gestores e técnicos, estamos promovendo uma qualificação da informação para demonstrar esse potencial da região do Teles Pires e nos próximos meses já vai ser possível visualizar resultados com números mais expressivos em relação a produção de serviços e uma melhora significativa nos indicadores”, destacou Fábio.
A secretária executiva do consórcio, Solimara Lígia Moura, explicou que a oferta da oficina atende a uma solicitação dos próprios municípios que têm dificuldades em faturamento via consórcio. “Hoje o consórcio tem mais de 65 prestadores de serviço, que disponibilizam aos 15 municípios, desde consultas especializadas até cirurgias. Temos profissionais credenciados em Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Lucas, Cuiabá, e esses profissionais atendem por uma tabela. Existia uma dificuldade dos municípios em faturar e registrar esses procedimentos e em criar uma série histórica dos investimentos realizados. Essa capacitação é uma forma de facilitar o trabalho das equipes técnicas das secretarias.”
A secretária de Saúde de Nova Mutum, Anke Schwabe, observou que o Estado de Mato Grosso está cada vez mais descentralizando procedimentos de saúde de média e alta complexidade e que os municípios acabam arcando com essas despesas. “São serviços especializados e cabe aos municípios assumir essa responsabilidade, porém, estamos gastando recursos e isso não aparece porque não está sendo feito o faturamento adequadamente. Então o treinamento é para que a gente se atente aos detalhes de contratação, de lançamento de dados no sistema do Ministério da Saúde, para que, com o tempo, a gente consiga buscar financiamento de recursos federais e estaduais para oferecer um serviço ainda melhor à população”.
A secretária-adjunta de Saúde de Lucas do Rio Verde, Vivian Fávaro, reforçou a importância da participação dos servidores na capacitação. “Estamos lisonjeados em receber outros municípios e agradecemos a participação de todos. É muito importante para as equipes técnicas dos setores de faturamento e de regulação, controle e avaliação para colocar em andamento procedimentos que são ofertados à população e que muitas vezes não estão no sistema ou com tanta clareza. A oficina visa facilitar e dar credibilidade nesse serviço que a gente presta à sociedade”, comentou.