21/04/2026 14:32:58
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5978/
(Foto: Ascom Prefeitura)
Hoje (05), os alunos do CEI Aquarela realizaram a colheita de hortaliças cultivadas na horta escolar. A atividade contou com a participação da equipe gestora e das crianças da turma regida pela professora Mariana Stascovian.
A secretária de Educação, Cleusa De Marco e a bióloga Lindonésia Andrade, responsável pelo projeto Cheiro Verde, de educação ambiental, também participaram da ação.
Neste ano de 2017, estão sendo realizadas ações de revitalização e criação de hortas escolares, jardins sensoriais e espaços pedagógicos voltados para educação ambiental. A colheita proporcionou um aprendizado prazeroso para as crianças.
Segundo Lindonésia, a ação de revitalização dos espaços verdes e atividades voltadas para educação ambiental, com foco na alimentação saudável é o objetivo principal do projeto Cheiro Verde. “Diante da degradação sofrida pelo meio ambiente, cresce a necessidade de projetos capazes de proporcionar esse contato entre as crianças e a natureza, para que eles se tornem multiplicadores de ações em benefício do planeta”, salientou Lindonésia.
Ao final da atividade, as hortaliças foram levadas para cozinha da unidade, para posteriormente serem servidas na merenda escolar.
“O contato com a terra, desde o cultivo até a colheita, desenvolve no aluno o senso de preservação ambiental e o desejo de consumir aqueles alimentos, visto que eles realizaram a colheita. Estas ações favorecem o desenvolvimento cognitivo, motor, social e psicológico das crianças”, pontuou Cleusa de Marco.