21/04/2026 10:02:00
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6086/

Prefeitura entrega 10 pasteurizadores lentos à agricultores familiares

Os equipamentos foram repassados à produtores cadastrados no Selo de Origem Municipal
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
08/12/2017 12:01

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou nesta sexta-feira (08) a entrega de 10 pasteurizadores lentos à produtores cadastrados no Selo de Origem Municipal.

A aquisição dos dez pasteurizadores foi feita através de contrato de repasse do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por intermédio do secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller. O investimento total é de R$ 70 mil.

A chacareira Ivete Souza explicou que esse equipamento vai ajudar muito na produção. “Agradeço pela oportunidade em estar recebendo este pasteurizador que vai me ajudar muito, vai melhorar a qualidade dos produtos e o atendimento aos clientes”, ressaltou Ivete.

De acordo com Helena Ribas, agricultora familiar, o setor vem trabalhando para levar para a mesa dos luverdenses produtos com qualidade e atendendo os requisitos de higiene. “Agora com o pasteurizador a qualidade vai ser muito maior, porque vai passar pelo processo que mata as bactérias, dando mais qualidade para nossos produtos”, frisou Helena.

A pasteurização consiste, basicamente, no aquecimento do alimento a uma determinada temperatura, por determinado tempo, e depois resfriado a uma temperatura inferior à de antes, de forma a eliminar os micro-organismos presentes, evitando assim a contaminação do leite e subprodutos.

O prefeito Luiz Binotti comentou que a grande maioria dos produtores rurais que estão no Mato Grosso já foi um dia agricultor familiar ou veio de uma família do setor. “Hoje, o nosso objetivo é incentivar a agricultura familiar. Queremos essas famílias tenham uma qualidade de vida melhor, mais renda e a possibilidade de agregar valor ao produto. Para isso, estamos buscando convênios e projetos que visem desenvolver e ampliar a produção destes pequenos empreendedores”, relatou Binotti.

O secretário nacional de Política Agrícola, Neri Geller, também participou da entrega dos pasteurizados e aproveitou a oportunidade para ressaltar os investimentos que estão sendo realizados em todo o estado. “Este é mais um resultado dos investimentos que estamos fazendo na agricultura familiar. Estamos muito motivados a ajudar nosso estado. E este equipamento vai ajudar muito estas famílias de pequenos agricultores, é uma grande satisfação para nós ver a felicidade deles com essa nova aquisição”, informou Geller.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, além de receber os equipamentos, os agricultores também receberão um treinamento para usar os pasteurizadores e um curso de como fabricar iogurte, queijos especiais e outros produtos. “Queremos as pessoas comprem os produtos com o Selo de Origem, é uma garantia que o produto é de qualidade e feito artesanalmente”, enfatizou Albieri.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


21/04/2026 07:00

Danças urbanas ganham força com capacitação realizada em Lucas do Rio Verde

Ação integrou a programação da Mostra de Dança 2026


20/04/2026 12:08

Qualifica Lucas abre inscrições para cursos gratuitos em áreas industriais, administrativas e agrícolas

Capacitações são ofertadas no período noturno e as inscrições serão realizadas de forma on-line


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300