18/05/2024 04:20:57

Comitiva luverdense cumpre agenda em Brasília

Entre os assuntos debatidos estão ferrovias, UPA, travessias urbanas, entre outros
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
25/01/2018 16:37

(Foto: )

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, juntamente com o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo, e com o vereador Airton Callai, esteve em Brasília nesta semana cumprindo agenda com ministérios e parlamentares sobre projetos de interesse do município.

Na terça-feira (23), a comitiva luverdense se reuniu no Ministério da Saúde para dar sequência às conversações sobre a UPA. A intenção, segundo Binotti, é buscar alternativas para resolver o impasse de abertura do prédio o mais breve possível. “A UPA em funcionamento custaria R$ 1 milhão ou até mais mensal para o município e esse custo de manutenção é muito alto. Esse não é um impasse só de Lucas, outras cidades brasileiras também estão tendo esses problemas. Nossas conversas com o Ministério da Saúde e com o Tribunal de Contas da União é para que liberem o prédio para ser utilizado para outros fins da Saúde. Estamos buscando uma solução e esperamos ter uma resposta em breve para dar agilidade a este processo.”

Ainda na terça, a comitiva esteve com em reunião com Mário Mondolfo, presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, onde conversaram sobre logística e sobre os trilhos que devem cortar Lucas do Rio Verde. O município é centro de dois grandes projetos ferroviários: A FICO, Ferrovia de Integração do Centro Oeste, que liga Uruaçu (GO) a Vilhena (RO), e a Ferrogrão, prevista para ligar a cidade de Sinop até Miritituba (PA).

Na reunião na Valec, o prefeito Luiz Binotti, o diretor Zeca e o vereador Callai conheceram detalhes do andamento dos dois projetos ferroviários. O senador Wellington Fagundes também participou do encontro. “As ferrovias são fundamentais para o desenvolvimento de Mato Grosso. Por isso, precisamos nos mobilizar cada vez mais nesse sentido”, disse o senador.

As ferrovias voltaram a ser debatidas na quarta-feira (24) no Ministério dos Transportes, com o secretário executivo, Fernando Fortes Melro Filho, e o chefe de Gabinete da Secretaria Executiva, Carlos Antonio Rocha Barros, onde a comitiva participou de uma reunião com a equipe ministerial e diretoria da Valec. Para o prefeito Binotti, “o encontro foi muito produtivo pois reuniu as duas instituições, assim foi possível ver tudo que está em andamento e ter mais garantia das informações para a população”.

Ainda na quarta-feira, o grupo esteve no Palácio do Planalto, em visita de cortesia ao ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, e também participaram de um encontro na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), onde puderam conhecer um pouco mais sobre a Airship do Brasil, empresa especializada em fabricar e operar aeronaves e soluções utilizando tecnologias mais leves que o ar, como os dirigíveis e balões-guindaste. Estiveram na reunião o superintendente da Sudeco, Antônio Carlos Nantes de Oliveira, o diretor de Implementação de Programas e Gestão de Fundos, Edimilson Alves, o diretor de Planejamento e Avaliação, Roberto Postiglione, e o chefe de Gabinete, Marcio Scatena Villar.

Binotti, Zeca e Callai também estiveram no gabinete do senador Wellington Fagundes, tratando sobre diversos assuntos de interesse de Lucas do Rio Verde, como travessias urbanas, estacionamento para caminhões e outras estratégias que deverão ser pleiteadas para Lucas e para Mato Grosso pelo senador. “Agradeço o apoio do senador Wellington à Lucas do Rio Verde e quero destacar a grande admiração que tenho pelas ideias futuristas dele, pelo trabalho desenvolvido em Brasília pelo Brasil, por Mato Grosso e por Lucas, e também pela maneira de pensar o futuro do nosso estado”, pontuou o prefeito.

17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte

17/05/2024 13:19