05/11/2026 23:41:33
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6300/

Lucas do Rio Verde registra baixo número de chikungunya

Na contra da mão do índice estadual, está Lucas do Rio Verde que nos primeiros três meses do ano registrou nove notificações
Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão
05/04/2018 16:55

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

O período chuvoso, é uma época propícia a proliferação do mosquito aedes aegypti, ele que é o vetor de doenças como a dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, se multiplica rapidamente com o acumulo de água e lixo. Recentemente um boletim epidemiológico apresentado Ministério da Saúde apontou o Mato Grosso com um aumento de 703% nos casos de chikungunya.

Na contra da mão do índice estadual, está Lucas do Rio Verde que nos primeiros três meses do ano registrou nove notificações e apenas um caso confirmado de febre chikungunya. Entretanto, conforme a enfermeira da vigilância sanitária epidemiológica, Keli Paludo, a cidade não está livre de um possível surto.

“Apesar do número pequeno de notificações, nossa situação não é confortável, pois não estamos livres de uma epidemia da doença, porquê se tivermos o vírus aqui, teremos uma população mais suscetível a doença. Por isso, é necessário o cuidado redobrado tanto das equipes da saúde quanto da população” explicou ela.

Em todo o Estado, já foram 4.515 notificações conforme. No período analisado, os números saltaram de 652 registros para 4.515 casos.

CUIDADOS

Assim como a dengue, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas suas casas e na vizinhança.

Água parada nas calhas, pneus, vasos e garrafas, podem virar criadouro, uma vez que a fêmea deposita os ovos e depois os distribui por diversos outros locais. A rápida reprodução, que leva aproximadamente uma semana, colabora para o aumento no número de casos. Mas medidas simples ajudam a eliminar o Aedes aegypti da sua casa.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes