16/06/2026 12:05:49
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6343/

Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre poda e corte irregular de árvores

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é a responsável pela fiscalização, autorização e multas caso a legislação não seja cumprida.
Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão
20/04/2018 13:50

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

Em qualquer cidade do Brasil, a poda ou o corte de uma árvore em ambiente público ou particular só é considerada legal depois de receber autorização órgão competente. Em Lucas do Rio Verde a autorização é realizada pela Prefeitura.

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é a responsável pela fiscalização, autorização e multas caso a legislação não seja cumprida.

O secretário da pasta Marcio Albieri, explicou que recentemente uma situação na cidade culminou em uma multa de quase R$ 7 mil. Ele alerta a população quanto ao cumprimento da lei.

“Nesse caso, a pessoa tinha seis árvores no passeio público do imóvel, como ele iria construir, nossos técnicos foram até lá verificaram e autorizaram a retirada de duas, porém em um fim de semana, por conta própria ele cortou as seis árvores. Como houve o descumprimento da autorização, ele foi multado e ainda tem 48 anos para repor as árvores que esteja em um tamanho de pelo menos dois metros” explicou Albieri.

Para os próximos dias a secretaria fará um levantamento nas principais avenidas da cidade para verificar o corte e as podas irregulares que acontecem sem autorização da prefeitura. Segundo Albieri, neste primeiro momento a fiscalização será orientativa.

“Vamos verificar todos esses comércios que cortaram as árvores para melhorar suas fachadas e verificar se tinham autorização. Vamos orientar e alertar para irregularidade. Se caso não cumprir em uma segunda visita, será multado. Nossa intenção não ficar penalizando a população, mas se não se conscientizam temos que tomar atitudes mais drásticas”, afirmou o secretário.

As pessoas que desejam plantar árvores em frente suas residências ou comércio é só procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, preencher um formulário e retirar gratuitamente no horto municipal a muda.

 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/06/2026 10:47

Lucas do Rio Verde promove palestra sobre conscientização e cuidado com a pessoa idosa

Ação fez parte da campanha Junho Violeta e reforçou a importância do combate à violência contra idosos


16/06/2026 08:37

Lucas do Rio Verde é escolhido como um dos polos regionais de formação da Polícia Militar de Mato Grosso

Município sediará turma do 35º Curso de Formação de Soldados e integra estratégia de descentralização do ensino da corporação


16/06/2026 07:30

Música e cultura: recitais das oficinas culturais acontecem nos dias 25, 26 e 27 de junho na Câmara

A entrada é gratuita e toda a população está convidada a prestigiar as apresentações e celebrar a cultura luverdense


15/06/2026 19:26

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugura UBS Parque das Araras

A nova unidade terá horário de funcionamento diferenciado, de segunda a sexta, das 7h às 17h e nos finais de semana e feriados, das 13h às 18h


15/06/2026 08:18

Mutirão recolhe 160 quilos de resíduos no Parque dos Buritis e Lago Ernani José Machado

Ação integrou a programação da Semana do Meio Ambiente e reuniu poder público, iniciativa privada e voluntários


15/06/2026 07:38

Aluna da oficina de ballet de Lucas do Rio Verde é selecionada para etapa nacional da Escola Bolshoi

A conquista da jovem bailarina reforça a importância das oficinas culturais na formação e desenvolvimento de talentos luverdenses


13/06/2026 12:57

Transformação da Escola Estadual do bairro Vida Nova em Escola Militar Dom Pedro II recebe apoio unânime em audiência pública

Aprovação da comunidade escolar impulsiona iniciativa da gestão municipal em parceria com a Seduc e o Corpo de Bombeiros do Estado


13/06/2026 09:51

Nota de pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico


12/06/2026 13:26

Lucas do Rio Verde realiza caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Objetivo foi lembrar que toda criança tem direito a crescer com respeito, cuidado e segurança


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual