18/04/2026 23:52:05
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6396/
(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)
Nesta sexta-feira (18) e sábado (19), professores da educação básica da rede municipal de ensino participam da formação “Iniciação à educação científica para professores da educação básica”.
O curso é oferecido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A formação é dividida em duas etapas, esta que acontece em maio e outra que será promovida em agosto.
De acordo com a superintende de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do Secitec, Lecticia Figueiredo, “o objetivo é despertar nestes professores o desejo de trabalhar a iniciação científica, serem os orientadores desses alunos, desde a educação infantil. A Secitec realiza a Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia, com isso a gente vem fomentar nos municípios a realização de feiras, trabalhar a formação do professor que é um papel importante na orientação do aluno que vai querer elaborar um projeto e pesquisa para apresentar”, pontuou.
A secretária municipal de Educação, Cleusa De Marco, considerou a formação muito importante. “Nós entendemos que o desenvolvimento científico deve iniciar desde a primeira infância dentro das unidades escolares, e nós estamos retomando a proposta de trazer a pesquisa como método de trabalho dos profissionais da nossa rede. Hoje estamos fazendo a primeira formação de um novo programa que vamos implantar que envolve a ciência, pesquisa, tecnologia e inovação. Nós acreditamos que assim vamos contribuir para a melhoria da qualidade de ensino das nossas crianças e contribuir com o desenvolvimento do nosso município”, explicou.
Para a palestrante Marfa Roehrs a formação vem com o propósito de fazer uma reflexão sobre o papel do professor na atualidade. “É uma análise de como muda a função do professor frente aos desafios e a relevância da educação científica como estratégia de ensino. A partir dessa estratégia de ensino trabalhando com pesquisa fazer uma de feira de ciências no sentido de expor o resultado do trabalho em sala de aula”, salientou.
A professora Heliara Franco destacou a importância de instigar nas crianças a pesquisa científica. “Hoje em dia é muito interessante para não nos atermos apenas aos livros didáticos, mas também proporcionar para eles serem os protagonistas dessa pesquisa, identificarem os problemas e proporem soluções”, comentou.
A secretária de Educação também informou que a administração vem incentivando que as escolas realizem feiras de conhecimento. “Vamos culminar as feiras escolares em uma feira municipal de ciências, que vai resultar em projetos para participar da feira estadual de ciências, dando oportunidade para nossos jovens”, afirmou Cleusa.