05/11/2026 22:59:19
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6432/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde incentiva empresas locais a participarem de licitações

O objetivo é valorizar e fomentar o comércio local, orientando empresários sobre processos licitatórios
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
05/06/2018 13:25

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Administração e dos departamentos de Compras e de Licitação, está desenvolvendo um projeto de incentivo às empresas locais para que estas possam participar do mercado de compras governamentais.

O objetivo é valorizar e fomentar o comércio local, orientando os empresários sobre os processos de licitação para que eles possam contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico e social do município. Para isso, serão desenvolvidas ações em parceria com os Agentes Municipais de Desenvolvimento, nomeados pela Portaria 583/2018, CAE – Centro de Atendimento Empresarial, e do Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-MT.

Nesta terça-feira (05), foi promovida a primeira reunião do grupo, que deve trabalhar no projeto.

Entre as atividades a serem desenvolvidas estão encontros, palestras e capacitações para que todos os interessados possam conhecer sobre os processos licitatórios junto a prefeitura e como participar, orientar quanto à documentação necessária, legislação, tributação, direitos e deveres, editais e termos de referência, qualidade dos produtos e execução.

Uma das primeiras ações do grupo será reunir empresários e representantes de materiais para construção, uma vez que este setor terá licitações em aberto nos próximos dias. O mesmo tipo de encontro deve acontecer também com outros setores da municipalidade.

Um dos exemplos de incentivo citado durante o encontro de hoje, foi o trabalho realizado junto à agricultura familiar para aquisição de produtos para a merenda escolar. Com ações pontuais com os produtores, o índice de compras saltou de 10% para 65% nos últimos anos.

Além disso, a prefeitura também está fazendo uma articulação institucional para confeccionar em conjunto com os departamentos uma cartilha e um plano de compras para divulgar e orientar os fornecedores.

 

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes