11/10/2026 08:41:55
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6438/

Estudantes realizam colheita nas hortas escolares

Nesta semana, várias escolas iniciaram a colheita de legumes e verduras
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
07/06/2018 11:11

(Foto: Arquivo pessoal)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o objetivo de incentivar uma alimentação saudável, promover a educação ambiental e a revitalização dos espaços verdes das unidades de ensino, a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde desenvolve nas escolas municipais o projeto Cheiro Verde.

Desde o ano passado as hortas escolares passaram por revitalização e em algumas unidades foram construídos novos canteiros. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e de Infraestrutura e Obras também são parceiras do projeto.

A revitalização passou pelas escolas Vinícius de Moraes, São Cristóvão, Caminho para o Futuro, Olavo Bilac, Fredolino Vieira Barros, Eça de Queirós, Cecília Meireles, Menino Deus, Érico Verissimo, Anjo Gabriel e Anjo da Guarda.

Foram construídas hortas nas creches Menino Jesus e Irmãs Carmelitas de Vedruna e nos centros de educação infantil Pequeno Príncipe e Aquarela. Recentemente, foi iniciada a construção da horta no CEI Balão Mágico e também está programada para este ano na CEI Girassol.

Nesta semana, várias escolas iniciaram a colheita de legumes e verduras. A atividade é realizada pelas crianças e é uma oportunidade para aprenderem como cultivar os alimentos, desde a germinação das sementes, plantio das mudas até a colheita.

De acordo com a coordenadora do projeto Cheiro Verde, Lindonésia Andrade, todo este processo desenvolve no aluno o senso de preservação ambiental e o desejo de consumir os alimentos que são produzidos por eles. “Como as crianças ajudam no plantio, a cuidar e na colheita, isso desperta nelas a vontade de comer estas verduras, sendo assim, é um incentivo a uma alimentação saudável. E essa produção é utilizada na merenda escolar”, explica.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


11/10/2026 08:34

Prefeitura altera horário da 2ª edição do Estação Kids

Em virtude da chuva, evento será realizado das 15h às 18h


11/10/2026 08:00

Natal da Esperança 2026: inscrições para a seleção de atrações artísticas encerram amanhã (12)

Edital contempla pessoas físicas, jurídicas, grupos e coletivos culturais


09/10/2026 11:52

Agricultores familiares de Lucas do Rio Verde podem vender alimentos ao PAA

Inscrições vão de 9 a 16 de outubro, com limite de R$ 15 mil por produtor ao ano


09/10/2026 10:52

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta segunda-feira (12)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (13)


09/10/2026 08:54

Lucas do Rio Verde reúne região para discutir o futuro das cidades inteligentes

Cidade mais inteligente de Mato Grosso e 4ª colocada no Centro-Oeste sediou a 13ª Reunião Estratégica Regional da Plataforma Connected Smart Cities


09/10/2026 08:45

Plataforma digital voltada à causa animal é implantada em Lucas do Rio Verde

Ferramenta funciona como canal para cadastro de animais para adoção e solicitação de resgate de pets em situação de abandono ou risco


09/10/2026 08:40

Semana Literária será realizada de 11 a 16 de outubro em Lucas do Rio Verde

Programação inclui jogos literários, biblioteca itinerante, contação de histórias, exposição e lançamento de livros, além de rodas de conversa


08/10/2026 14:56

Cultura lança edital para comercialização de alimentos e bebidas no Natal da Esperança 2026

Inscrições iniciam nesta sexta-feira (9) e seguem até o dia 23 de outubro; Seleção contemplará oito empresas


08/10/2026 10:39

Orçamento para 2027 será apresentado em audiência pública no dia 19 de outubro

Encontro apresentará a LDO 2027, LOA 2027 e a compatibilização com o PPA 2026–2029


08/10/2026 07:18

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (08)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (10), na UBS Parque das Araras


07/10/2026 14:53

Cultura publica resultado da etapa de seleção do edital de Premiação Cultura Viva e convoca selecionados para a etapa de habilitação documental

Entidades e coletivos culturais selecionados devem apresentar e atualizar documentação até 14 de outubro