05/11/2026 22:47:12
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6523/

Servidores da Educação e conselheiros participam de formação em Sinop

O evento objetiva o debate sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular
Por Ascom Prefeitura
12/07/2018 13:30

(Foto: Educação)


Ajustar tamanho da fonte:

Servidores da Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, gestores, coordenadores, membros do Conselho Municipal de Educação e do Fundeb e representantes da Assessoria Pedagógica do Estado estão participando de uma formação em Sinop. O evento tem como objetivo oportunizar o debate sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas redes de ensino, seus desafios e possibilidades.

O encontro integra a XIII edição do Encontro Estadual dos Conselhos de Educação de Mato Grosso e conta com a participação da secretária Estadual de Educação Marioneide Kliemaschewsk, uma das responsáveis por ministrar sobre o tema “Regime de Colaboração entre os Entes Federados e o Fortalecimento dos Sistemas de Ensino”.

Na programação do evento também estão palestras sobre a Base Nacional Comum Curricular, educação infantil, práticas pedagógicas, transição para o ensino fundamental, planos de educação e a articulação dos conselhos, atribuições dos conselheiros e o papel dos conselhos de educação na garantia do direito à educação de qualidade e financiamento da educação, e a valorização dos profissionais frente aos desafios do século XXI.

Segundo a professora e membro do Conselho Municipal de Educação, Izana Zanardo, “o encontro é muito positivo para implementação da BNCC no município de Lucas do Rio Verde, visto que fornece subsídios para realização das ações, a (Re)organização da proposta curricular e projetos pedagógicos das instituições escolares”.

A assessora pedagógica municipal Marilete Zampieron pontuou que o evento “é esclarecedor no que se refere às dúvidas de como se dá o processo de implantação, como também o impacto no currículo, atualização dos PPPs das unidades e consequentemente o impacto na aprendizagem”.

Promovido pela Prefeitura de Sinop e Conselho Municipal de Educação, o evento conta com a colaboração do Conselho Estadual de Educação, também da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Sintep.

“Com o intuito de viabilizar a implementação da BNCC no nosso município, nomeamos uma comissão de estudos e participamos da comissão regional junto ao Cefapro. Neste evento contamos com a participação de representantes desta comissão, fato que contribui positivamente para nortear os estudos, bem como para a multiplicação de tudo o que foi debatido na XIII edição do Encontro Estadual dos Conselhos de Educação de Mato Grosso”, comentou a secretária de Educação, Cleusa De Marco.

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU


01/11/2026 19:04

Interdições nas avenidas da Produção e Vitória Régia seguem até terça (03) em Lucas do Rio Verde

Bloqueios ocorrem nas proximidades da Rotatória do Porquinho para continuidade das melhorias no sistema de drenagem


01/11/2026 09:33

Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul reúne atletas em percurso de 7 km em Lucas do Rio Verde

Evento realizado no sábado (31) reforçou a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde, além de consolidar a tradição das corridas de rua no município


30/10/2026 08:40

Trecho da Avenida da Produção será interditado neste sábado e domingo

Bloqueios também atingirão trecho da Avenida Vitória Régia, nos dois sentidos, entre a Avenida da Produção e o acesso ao bairro Bandeirantes