25/09/2026 11:38:01
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6525/

Procon alerta para novas regras do cartão de crédito

Com as novas regras, não é mais possível pagar o mínimo da fatura por vários meses consecutivos
Por Ascom Prefeitura/Procon
13/07/2018 08:31

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

O Conselho Monetário Nacional (CMN), que é formado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento e pelo Banco Central, anunciou novas medidas para o mercado de cartões de crédito, entrando em vigor em 1º de julho de 2018, conforme Resolução nº 4.655/2018, do Branco Central do Brasil.

 

Antes dessa regra, o cliente podia pagar o mínimo da fatura por vários meses consecutivos, “rolando” a dívida. O problema é que o juro do cartão de crédito é um dos mais caros da economia e a dívida muitas vezes ficava impagável.

 

NOVAS REGRAS DO CARTÃO DE CRÉDITO

PAGAMENTO MÍNINO:
- Como era: Existe a previsão de um pagamento mínimo, fixado em 15% do valor da fatura, que os clientes precisam quitar para não serem considerados inadimplentes.

- Como fica: Instituições financeiras vão ter liberdade para definir o percentual do pagamento mínimo, que pode inclusive ser diferente para cada cliente.

A alteração de limites de crédito e do percentual mínimo de pagamento deve ser comunicada ao consumidor com pelo menos 30 dias de antecedência.

 

ROTATIVOS E JUROS
- Como era: Clientes que não quitam o total da fatura, mas pagam pelo menos o valor mínimo, entram no chamado rotativo regular, com juros mais baixos. Quem pagam menos que o mínimo ou não paga a fatura, entra no chamado rotativo não regular, com juros mais altos.

- Como fica: Instituições ficam proibidas de praticar duas taxas diferentes e terão que cobrar os juros do rotativo regular, tanto para o cliente que pagou o mínimo da fatura quanto para aquele que não pagou nada.

 

ENTRETANTO
... no caso dos inadimplentes (que pagaram menos que o mínimo ou não pagaram a fatura), as instituições vão poder cobrar multa (2%, paga uma única vez) e juros de mora (limitado a 1% ao mês), sabendo que estas cobranças já são feitas atualmente.

 

ACESSO A CRÉDITO MAIS BARATO
- Como era: Os clientes só podem pagar o valor mínimo da fatura e usar o rotativo por um mês. No mês seguinte, são obrigados a pagar a fatura total, ou seja, não podem continuar pagando apenas o valor mínimo. No caso das pessoas que não conseguem quitar o valor total após entrarem no rotativo, os bancos são obrigados a parcelar o valor em uma linha de crédito diferente do cartão, com juros mais baixos.

- Como fica: Regra continua valendo sem alteração.

 

ALGUNS DADOS
- Alguns dos principais bancos informar que a princípio vão manter o mínimo de 15% do pagamento do valor da fatura. Todas as mudanças precisarão ser comunicadas com 30 dias de antecedência.
 
- Entre os usuários de cartão de crédito, 54% já pagaram o mínimo da fatura, segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Além disso, 21% disseram que não usam o rotativo há mais de um ano e 13%, que costumam recorrer ao financiamento da fatura.

- Um terço (33%) dos consumidores que usaram o cartão de crédito nos últimos 12 meses teve o cartão bloqueado pelo atraso no pagamento da fatura. Ainda de acordo com a pesquisa do SPC, quase metade dos entrevistados (48%) já ficaram com o nome sujo devido à inadimplência no cartão.

- Um em cada cinco usuários do cartão de crédito utiliza o meio de pagamento como extensão da própria renda, ou seja, continua comprando quando o salário acaba e adia o pagamento. Ao utilizar o cartão de crédito como renda complementar, muitos se perdem no controle dos gastos e compram além do que conseguem pagar quando a fatura chega.

 

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


25/09/2026 08:17

Artes e Cores: evento transformará praça do bairro Rio Verde em espaço de cultura neste domingo (27)

A programação inclui exposições de artes plásticas, pintura facial e apresentações culturais


24/09/2026 17:37

3ª edição de Noite de Jogos Bibliogames será realizado neste sábado (26)

Evento é realizado em comemoração aos 24 anos da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato


24/09/2026 10:23

Lucas do Rio Verde sedia evento que reúne profissionais da Educação para discutir sobre transformações digitais

Organizado pela FTD Educação, com apoio da Secretaria Municipal, evento foi realizado nesta quarta-feira (23)


24/09/2026 07:30

Empatia em movimento: estudantes da rede municipal participam de esportes e atividades inclusivas durante a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Iniciativa da Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde visa promover um ambiente escolar mais empático, respeitoso e verdadeiramente inclusivo


23/09/2026 15:14

UAB/UFR ofertam vagas para curso de especialização em Comunicação, Marketing e Mídia Digital

São 30 vagas destinadas ao polo de Lucas do Rio Verde; a inscrição é gratuita e deve ser realizada até o dia 6 de outubro


23/09/2026 14:15

Atleta de Lucas do Rio Verde conquista prata nos Jogos Escolares Brasileiros e faz história para Mato Grosso

Manuelly Rios é a primeira atleta feminina de Mato Grosso a conquistar medalha na modalidade de ciclismo na competição nacional Sub-14


23/09/2026 09:13

Lucas do Rio Verde apresenta experiências e perspectivas para o turismo durante o CIDESA TUR 2026

Secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, participou da programação apresentando a trajetória do município e perspectivas para o fortalecimento do turismo integrado na região


23/09/2026 08:06

Provas do Processo Seletivo Simplificado acontecerão neste domingo (27) em Lucas

Seletivo prevê vagas para cadastro de reserva nas áreas de saúde, educação, esporte e Lazer e agricultura e meio ambiente


22/09/2026 15:30

Natal da Esperança 2026: Cultura abre inscrições para seleção de atrações artísticas

O prazo para inscrição segue aberto até 12 de outubro e contempla pessoas físicas, jurídicas, grupos e coletivos culturais


22/09/2026 15:14

Prefeitura abre credenciamento para prestadores de serviços médicos

Vagas são destinadas ao atendimento no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e em Unidades Básicas de Saúde Satélites


22/09/2026 15:05

UAB/UFR ofertam vagas para o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Seleção de candidatos será realizada por meio do Histórico Escolar; inscrições seguem até dia 5 de outubro