15/06/2026 07:52:24
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6657/

Prefeitura abraça prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Durante o mês, diversas ações serão realizadas em atenção ao tema
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
12/09/2018 13:28

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

Este mês é conhecido como “Setembro Amarelo”, pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o dia 10, que espalha para o restante do mês uma cor que representa a continuidade do esforço conjunto para evitar que as pessoas tirem suas vidas.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social (Cras e Creas) e Educação, aproveita esta data para realizar diversas atividades voltadas ao tema com o objetivo de sensibilizar a população. O foco central da campanha é a necessidade de identificação dos sinais que um suicida emite e da prevenção.

O suicídio é um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Em Lucas do Rio Verde, um dos destaques da campanha é a Caminhada Setembro Amarelo, que será realizada no dia 28. A saída será às 7 horas, na rotatória da Igreja Rosa Mística, e segue até o Lago Municipal Ernani José Machado, onde será feito um grande abraço. Convidamos todos para usar camiseta amarela ou branca.

Também estão previstas durante o mês palestras nas escolas das áreas urbana e rural para debater o tema com estudantes e professionais. Ainda estão na programação, atendimentos, orientações e palestras nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (PSFs) voltadas à população sobre a prevenção, como tratar para não chegar ao ponto de querer tirar a própria vida, além de enfatizar sobre o tratamento dos transtornos mentais.


Setembro Amarelo
Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O CVV, uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo, é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP, da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

http://www.setembroamarelo.org.br/

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


15/06/2026 07:38

Aluna da oficina de ballet de Lucas do Rio Verde é selecionada para etapa nacional da Escola Bolshoi

A conquista da jovem bailarina reforça a importância das oficinas culturais na formação e desenvolvimento de talentos luverdenses


13/06/2026 12:57

Transformação da Escola Estadual do bairro Vida Nova em Escola Militar Dom Pedro II recebe apoio unânime em audiência pública

Aprovação da comunidade escolar impulsiona iniciativa da gestão municipal em parceria com a Seduc e o Corpo de Bombeiros do Estado


13/06/2026 09:51

Nota de pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico


12/06/2026 13:26

Lucas do Rio Verde realiza caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Objetivo foi lembrar que toda criança tem direito a crescer com respeito, cuidado e segurança


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual


11/06/2026 17:00

Cursos gratuitos nas áreas de administração e bem-estar abrem vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam ainda no mês de junho e as vagas são limitadas.


11/06/2026 13:53

Nova UBS Parque das Araras funcionará nos finais de semana e feriados

Além do funcionamento aos sábados, domingos e feriados, a UBS terá atendimento na hora do almoço. A inauguração será na segunda-feira (15), às 16h


11/06/2026 10:13

Jovens nascidos em 2008 têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório

Prazo encerra no dia 30 de junho e Junta de Serviço Militar orienta jovens sobre as próximas etapas do processo, incluindo o Juramento à Bandeira


11/06/2026 10:11

Inscrições abertas para a Trilha da Economia Criativa em Lucas do Rio Verde

Programa oferece capacitação completa para artesãos e fortalece negócios locais


11/06/2026 08:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga agenda cultural do segundo semestre de 2026

Programação reúne eventos culturais, artísticos e educativos de junho a dezembro, com atrações para todas as idades