11/10/2026 09:38:43
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6674/

Alunos da Creche Menino Jesus visitam instituição financeira

A ação faz parte do projeto de Educação Financeira desenvolvido na escola
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
19/09/2018 10:46

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique)


Ajustar tamanho da fonte:

Cerca de 30 alunos da Creche Menino Jesus visitaram, na manhã desta quarta-feira (19), a agência centro do Banco Cooperativo Sicredi. A ação faz parte do projeto de Educação Financeira realizado na escola.

O projeto, desenvolvido pela professora Ana Lucia de Souza, tem como objetivo ensinar as crianças desde pequenininhas a poupar, não só dinheiro, mas na vida como um todo.

“É uma proposta desafiadora esse projeto de educação financeira, mas muito necessário mostrar isso para as crianças. É ensinar a poupar, não só o dinheiro, mas a energia, organizar as tarefas, organizar o tempo, e outros setores. Lembro sempre do ditado da minha mãe que é do pequeno que se fazem os grandes, por isso é tão importante ensinar aos alunos esses valores. Muitas vezes, as crianças são muito imediatistas e querem tudo naquela hora, e o que nós queremos passar é também uma questão de compreensão, de paciência, de poupar para poder ter, é também economizar pelo meio ambiente, fechar a torneira, desligar as luzes, e tantas outras coisas que eles podem fazer”, explicou Ana Lucia.

Os alunos, acompanhados de professores e monitores, visitaram a agência e receberam explicações de como se dá o funcionamento do sistema financeiro do banco e orientações sobre como economizar. Eles participaram ainda de um processo de depósito em poupança na máquina catamoeda. Os colaboradores do Sicredi Elaine Prezotto e Thiago dos Santos Corrêa acompanharam a comitiva.

“Não só hoje, mas em outros momentos que tivemos com os pais dos alunos na escola, nós mostramos a importância da educação financeira e em como a vida deles, pais e filhos, pode ser diferente sobre ganhar, guardar e gastar o dinheiro. O Sicredi é uma instituição da comunidade e que está sempre tentando ao máximo se envolver nas ações. E os pequenos são o nosso futuro, tenho certeza que essa vivência de hoje eles vão levar pra vida toda”, comentou Elaine.

Durante o passeio, as crianças também tiveram um momento para o lanche e ao final receberam cofrinhos para poupar e uma lembrança. Os alunos ficaram entusiasmados.

“A gente pensa que criança e poupança são coisas distantes, mas é possível ir trabalhando aos poucos e de forma lúdica para que eles aprendam e que tenha significado pra vida deles. E ainda é importante que tudo isso seja trabalhado com os pais, como nós já fizemos num primeiro momento na escola, até porque as crianças também aprendem com o exemplo”, destacou a professora Ana Lucia.

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


11/10/2026 08:34

Prefeitura altera horário da 2ª edição do Estação Kids

Em virtude da chuva, evento será realizado das 15h às 18h


11/10/2026 08:00

Natal da Esperança 2026: inscrições para a seleção de atrações artísticas encerram amanhã (12)

Edital contempla pessoas físicas, jurídicas, grupos e coletivos culturais


09/10/2026 11:52

Agricultores familiares de Lucas do Rio Verde podem vender alimentos ao PAA

Inscrições vão de 9 a 16 de outubro, com limite de R$ 15 mil por produtor ao ano


09/10/2026 10:52

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta segunda-feira (12)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (13)


09/10/2026 08:54

Lucas do Rio Verde reúne região para discutir o futuro das cidades inteligentes

Cidade mais inteligente de Mato Grosso e 4ª colocada no Centro-Oeste sediou a 13ª Reunião Estratégica Regional da Plataforma Connected Smart Cities


09/10/2026 08:45

Plataforma digital voltada à causa animal é implantada em Lucas do Rio Verde

Ferramenta funciona como canal para cadastro de animais para adoção e solicitação de resgate de pets em situação de abandono ou risco


09/10/2026 08:40

Semana Literária será realizada de 11 a 16 de outubro em Lucas do Rio Verde

Programação inclui jogos literários, biblioteca itinerante, contação de histórias, exposição e lançamento de livros, além de rodas de conversa


08/10/2026 14:56

Cultura lança edital para comercialização de alimentos e bebidas no Natal da Esperança 2026

Inscrições iniciam nesta sexta-feira (9) e seguem até o dia 23 de outubro; Seleção contemplará oito empresas


08/10/2026 10:39

Orçamento para 2027 será apresentado em audiência pública no dia 19 de outubro

Encontro apresentará a LDO 2027, LOA 2027 e a compatibilização com o PPA 2026–2029


08/10/2026 07:18

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (08)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (10), na UBS Parque das Araras


07/10/2026 14:53

Cultura publica resultado da etapa de seleção do edital de Premiação Cultura Viva e convoca selecionados para a etapa de habilitação documental

Entidades e coletivos culturais selecionados devem apresentar e atualizar documentação até 14 de outubro