02/06/2026 16:18:16
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6830/

Curso de Libras certifica 120 novos alunos

Foram cerca de oito meses de atividades para duas turmas
Por Ascom Prefeitura/Educação - Neri Malheiros
19/11/2018 09:32

(Foto: Sec. Educação)


Ajustar tamanho da fonte:

Uma cerimônia realizada na última quarta-feira (14), na Escola Municipal Olavo Bilac, marcou o encerramento e a certificação dos 120 participantes do Curso Libras nas Mãos e no Coração, voltado para o domínio da Língua Brasileira de Sinais e facilitação da comunicação entre deficientes auditivos e com pessoas de suas relações. Apesar do clima descontraído e de confraternização, a emoção tomou conta dos presentes em vários momentos do evento.

Organizado pelo terceiro ano consecutivo e ministrado pela professora Lindalva Brígida Nascimento Silva, responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais, o curso tem sido promovido pelo Grêmio Estudantil da Escola Olavo Bilac, sob coordenação da professora Marta Brizola. Inicialmente previsto para atender basicamente o público interno da comunidade escolar, o trabalho prestado de forma gratuita precisou ser aberto para outras unidades e também para toda a população.

Ao ser homenageada pela iniciativa e empenho voluntário, a professora, sem conter as lágrimas, fez um breve relato das dificuldades de inclusão enfrentadas por portadores de deficiência auditiva e sobre a importância do envolvimento da comunidade para a superação dessas barreiras, que, boa parte das vezes, começam dentro da própria família.

O curso de 80 horas/aula – foram duas horas por semana e mais algumas atividades extras – teve duas turmas de alunos com idades variáveis entre 6 e 65 anos e se estendeu por cerca de oito meses. “Nós começamos este projeto com um aluno surdo que veio do Pará e a necessidade de comunicação entre funcionários, professores e colegas da sala de aula. E nós começamos justamente com os coleguinhas e a professora de turma”, conta Lindalva.

No ano seguinte, com a chegada de mais dois alunos surdos, foi percebida a necessidade de uma abrangência maior e o envolvimento de funcionários, outros alunos e demais professores, até chegar ao estágio atual de maior abertura no atendimento.  

Filha de uma professora participante do curso que tem uma aluna com deficiência auditiva na sala de aula, a aluninha Clara Regina Plucinski da Fontoura também se sentiu motivada a participar e, na opinião dela, “foi muito legal e diferente porque é sempre bom aprender outras línguas e vai ajudar bastante as pessoas que não conseguiam escutar a fala das outras pessoas”.  

Para o diretor da escola, Ronaldo Aparecido Barbosa, este tipo de projeto é fundamental para garantir a inclusão de todos os alunos e permitir que a comunidade escolar tenha condições de efetivamente oferecer um acolhimento antes inexistente por falta de um olhar diferente para uma questão de tamanha importância.

 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


02/06/2026 11:12

Lucas do Rio Verde conquista 54 medalhas no Estadual de Jiu-jitsu disputado em Sorriso

Equipe luverdense garantiu o segundo lugar na classificação geral da competição


02/06/2026 11:08

Equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação participa do 26º Encontro Regional do Congemas Centro-Oeste

Evento reuniu gestores para debater os desafios e os avanços do Sistema Único de Assistência Social


02/06/2026 09:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (8)


02/06/2026 07:25

Educação inclusiva em movimento: profissionais da rede municipal avançam na formação em Libras

Formação em Comunicação Avançada capacita professores e monitores para promover acolhimento e inclusão em Lucas do Rio Verde


01/06/2026 20:02

Lucas do Rio Verde leva força da economia criativa para a FIT Pantanal 2026

Estande luverdense reunirá artesanato, gastronomia, empreendedorismo e experiências que valorizam a identidade local


01/06/2026 17:01

Saae participa do 54º Congresso Nacional de Saneamento e apresenta avanços de Lucas do Rio Verde

Congresso reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais da área para discutir soluções inovadoras e os desafios do saneamento básico


01/06/2026 15:55

8ª Conferência Municipal de Saúde será realizada na próxima quinta-feira (11)

O evento tem como objetivo promover o diálogo e o debate, com foco na elaboração de propostas para melhorar o serviço


01/06/2026 11:34

Semana do Meio Ambiente inicia com distribuição de mudas na Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Iniciativa disponibilizou mudas de árvores de sombra, frutíferas e de temperos à população


01/06/2026 08:46

Da alfabetização digital ao protagonismo tecnológico: rede municipal de Lucas do Rio Verde passa a ofertar ciências da computação

Com foco na inovação, o projeto SaberTech promove o aprendizado em programação, robótica e inteligência artificial


30/05/2026 18:07

Maio Laranja é encerrado com mobilização de crianças, famílias e atletas em Lucas do Rio Verde

Campanha tem como objetivo a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes