07/05/2024 09:06:30

Prefeitura e TRT lançam obra para nova sede do Fórum Trabalhista

O lançamento foi realizado nesta sexta-feira e contou com a participação de autoridades municipais e estaduais
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
22/02/2019 15:32

(Foto: Ascom Prefeitura)

Com a presença de autoridades, trabalhadores e servidores, foi realizada na manhã desta sexta-feira (22) o lançamento da construção da nova sede do Fórum Trabalhista de Lucas do Rio Verde.

A obra é uma parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região. De acordo com a parceria, a prefeitura fez a doação da área de cerca de 5 mil m² e ficou responsável pela terraplenagem e compactação do solo, a obra será construída pelo TRT e contará com 1.800 m².

A presidente e corregedora do TRT 23ª Região, Desembargadora Eliney Bezerra Veloso, falou sobre o trabalho da instituição no município. “A cidade de Lucas do Rio Verde é uma cidade pujante, é uma das cidades com maior índice de desenvolvimento no Estado de Mato Grosso, e nós temos um grande volume de processos dentro da Justiça do Trabalho aqui na região e a cidade de Lucas merece instalações mais modernas, o cidadão merece um local onde ele chegue e seja atendido com conforto, os servidores possam trabalhar com mais conforto também, e pra nós é um motivo de grande alegria estar aqui”.

A nova sede terá capacidade de comportar duas varas do trabalho, duas salas de audiência, dois gabinetes de juízes, salas para assistentes, secretaria, banheiros, saguão, auditório, área para OAB e oficial de justiça. A previsão é que a obra seja entregue até dezembro deste ano.

A Desembargadora Eliney Bezerra Veloso também explicou que esta nova sede será primeira de Mato Grosso a ser construída pensando na sustentabilidade. “É um projeto que vai contemplar ao final a certificação do Selo A em Sustentabilidade, um prédio que tem por meta ser uma construção sustentável, com reaproveitamento de águas de chuva, autossuficiência em produção de energia com a instalação de células de energia fotovoltaica pra captação da energia solar, aproveitamento da energia da iluminação solar no ambiente e ventilação, é um prédio com vários requisitos de sustentabilidade e que será após a sua finalização o primeiro prédio na Justiça do Trabalho a receber esse certificado”.

De acordo com o juiz titular da Vara Trabalhista de Lucas do Rio Verde, Juliano Girardello, o município sedia a unidade trabalhista mato-grossense com a maior movimentação processual no Estado, com volume de processos com média trienal superior a 2.200 processos. “Essa nova sede será muito importante, mais do que pra gente que trabalha na Justiça do Trabalho, acho que é para a sociedade local. A Vara de Lucas do Rio Verde é a vara de maior volume processual do Estado e a gente ainda trabalha em uma estrutura de PAT, de Posto Avançado. Nós temos 18 servidores em um espaço que é para acomodar 10. O novo espaço físico vai comportar uma segunda vara que deve ser instalada em Lucas do Rio Verde, porque o nosso movimento processual já comporta uma segunda vara”.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, ressaltou a importância desta parceria para construção desta grande obra que vai beneficiar a população luverdense. Nós estamos cuidando do presente de Lucas do Rio Verde, mas precisamos olhar para o futuro, por isso estamos construindo, planejando e dando início neste espaço a uma verdadeira cidade jurídica. Hoje lançamos a pedra fundamental do Fórum Trabalhista, mas em breve pretendemos também lançar do Fórum da Justiça, e no futuro da OAB, Ministério Público, Defensoria e Câmara de Vereados. A nossa proposta é reunir neste espaço todos estes serviços para facilitar o acesso para a população luverdense. Quero aproveitar para agradecer a nossa presidente do Tribunal, em nome dela agradecer a todos que se envolveram para trazer aqui essa obra. Isso que a gente está fazendo aqui é para longo prazo e vai atender todo crescimento que Lucas do Rio Verde terá pela frente”.

O vice-presidente da OAB de Lucas do Rio Verde, Ranier Camilo, prestigiou o evento e destacou os benefícios deste investimento. “É com muita alegria que a advocacia luverdense recebe essa notícia da instalação desse novo Fórum do Trabalho. Hoje Lucas do Rio Verde tem a maior contingência de processos do Estado, então a Vara de Lucas do Rio Verde é a que mais movimenta processo dentro do Estado e em razão disso nós precisamos de uma estrutura adequada tanto para atender a advocacia quanto a sociedade e todo o institucional, então estou muito feliz com a implantação desse fórum que vai trazer mais conforto e dar representatividade que Lucas do Rio Verde merece no Estado”.

Para encerrar a fala, a presidente e corregedora do TRT 23ª Região, Desembargadora Eliney Bezerra Veloso, destacou o apreço que tem pelo município. “Sou fã da cidade de Lucas do Rio Verde, é uma cidade de trabalho sério, de trabalho duro, com escolas que são modelo pro Brasil todo, admiro muito todos vocês pelo empenho e pela dedicação. Uma comunidade cresce quando todos estão envolvidos e a gente vê esse envolvimento aqui”.

07/05/2024 07:59

Boletim informativo sobre Vigilância Socioassistencial pode ser conferido no site da Prefeitura

Os boletins se referem a um processo de monitoramento e acompanhamento das políticas e ações sociais voltadas para a assistência social

06/05/2024 17:11