19/03/2026 12:46:40
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7189/

Projeto propõe a universalização do esgoto em Lucas do Rio Verde

Projeto de lei prevê aquisição de equipamentos e execução de obras de esgotamento sanitário
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
26/04/2019 17:09

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Promover melhorias na qualidade de vida das pessoas e ofertar serviços de excelência são fatores essenciais para o desenvolvimento econômico e social de um município. Neste sentido, a gestão do prefeito Luiz Binotti tem feito investimentos em todas as áreas para garantir a satisfação dos luverdenses.

Entre os setores que receberão investimentos está o saneamento, um dos sistemas que traz mais benefícios à população. Estrutura relevante, o saneamento básico inclui os serviços de água tratada, coleta e tratamento do esgoto, ou seja, conjunto de serviços, infraestruturas e instalações relativas ao abastecimento de água potável, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais.

No sentido de universalizar a rede em Lucas do Rio Verde, a prefeitura protocolou essa semana na Câmara de Vereadores um projeto de lei que viabiliza um investimento na ordem de R$ 34 milhões. Este recurso, de acordo com a proposta, será destinado à aquisição de máquinas, equipamentos e materiais, compra de um ônibus para a Educação e a implantação de uma usina de asfalto.

Conhecida tecnicamente como usina CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado à Quente –, a estrutura contará com equipamentos e materiais para produção de asfalto a ser utilizado na pavimentação e recapeamento das ruas e avenidas da cidade. Com uma usina própria será possível economizar cerca de 30% nos serviços de pavimentação.

Também está prevista nestes recursos a execução do sistema de esgotamento sanitário nos bairros Bandeirantes e Parque das Emas e Loteamento Dalmaso. Além de favorecer com a saúde dos moradores, a cidade com saneamento básico, valoriza os imóveis em torno de 14% mais do que em áreas sem os serviços, conforme levantamento do Instituto Trata Brasil.

“Sabemos que tratamento de esgoto é tratar de saúde pública. Há um estudo da Organização Mundial da Saúde que mostra que cada real investido em saneamento, são economizados R$ 4 em investimento na saúde. Além, é claro, da valorização dos imóveis. Isso é saúde pública, é valorização do bairro, é o tipo de obra, subterrânea, que até pouco tempo atrás a população não ligava muito, mas hoje a consciência mudou. Tenho certeza que a população e os vereadores de Lucas do Rio Verde vão apoiar essa iniciativa considerando todos os benefícios que estes investimentos trazem para nossa cidade”, enfatizou o prefeito Luiz Binotti.

Atualmente, Lucas do Rio Verde conta com cerca de 30% de cobertura da cidade com coleta e tratamento de esgoto sanitário, o que representa aproximadamente de 6,5 mil ligações.

 

GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/03/2026 11:08

Servidores da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato participam de capacitação em Cuiabá

Evento integra o Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso


18/03/2026 17:11

Secretaria de Saúde entrega medicamento contra doenças respiratórias ao HSL

O Nirsevimabe foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e destinado a proteção de bebês prematuros contra o Vírus Sincicial Respiratório


18/03/2026 14:45

Forças de Segurança de Lucas do Rio Verde se reúnem para alinhar estratégias operacionais do Show Safra Mato Grosso 2026

Reunião definiu integração, reforço no policiamento e ações preventivas para um dos maiores eventos do agronegócio


18/03/2026 13:54

Prefeitura divulga resultado preliminar do processo seletivo da Saúde

O prazo para protocolo de recurso segue até amanha (19). O resultado final seja publicado na sexta-feira (20)


18/03/2026 07:33

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de massagem com pedras quentes

O curso tem início no dia 23 de março e será ofertado 20 vagas no período vespertino


17/03/2026 16:34

Prefeitura abre processo seletivo para a contratação de médicos 40 horas

São ofertadas sete vagas. As inscrições terminam na quinta-feira (19)


17/03/2026 11:07

Lucas do Rio Verde sedia 1ª Etapa Estadual de Natação neste final de semana

Competição acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março, com a participação de mais de 400 atletas


17/03/2026 07:31

Golpe: Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta sobre e-mail falso enviado a empresas

Em caso de dúvidas, os cidadãos devem entrar em contato com o Departamento de Licitação e Contratos


16/03/2026 16:53

Assistência Farmacêutica dispensou mais de 10 milhões de medicamentos em 2025

A rede é composta por cinco unidades, a Farmácia Municipal, no bairro Cidade Nova, e quatro unidades satélites


16/03/2026 16:39

Bolsas arrecadadas em evento de empreendedorismo feminino são entregues à Secretaria de Assistência Social

Ação solidária realizada durante evento do Sebrae Delas arrecadou 55 bolsas, que agora serão destinadas a ações sociais no município


16/03/2026 15:38

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza curso de mecânica básica de veículos voltado para mulheres

Capacitação promovida pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e Procuradoria da Mulher reuniu mais de 30 participantes