16/06/2026 10:07:38
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7205/

Em abril, Procon de Lucas do Rio Verde registra 428 atendimentos

Empresas de telefonia estão entre os fornecedores mais reclamados
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
02/05/2019 13:33

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

O Procon de Lucas do Rio Verde, com o auxílio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), registrou no mês de abril 428 atendimentos. Destes, 277 foram resolvidos em atendimento preliminar, ou seja, o impasse apresentado pelo consumidor foi resolvido imediatamente, sem necessidade de abertura de processo. Isso corresponde a cerca de 67,73% do total de atendimentos.

Também foram registradas 106 atendimentos “Simples Consulta”, modalidade que o consumidor solicita informações ou não apresentou documentos necessários para procedimentos, 16 aberturas de CIP (Carta de Informação Preliminar) e 06 “Extra Procon”, que consiste em orientações e esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelo consumidor, bem como para encaminhá-lo a outro órgão, quando não faz parte das competências do Procon.

No mês de abril, foram realizadas ainda 02 aberturas de reclamação e 19 atendimentos de retorno de CIPs. O Procon de Lucas do Rio Verde também concluiu 19 CIPs e 15 Cartas de Informação Preliminar ainda aguardam retorno de fornecedores.

Também foram realizados 18 registros na plataforma www.consumidor.gov.br, ferramenta onde o consumidor pode registrar sua reclamação online, sem necessidade de presença no Procon. Apenas é necessário fazer o cadastro para receber a resolução da reclamação por e-mail.

Em abril, entre os assuntos com maior procura por atendimentos e orientações estão: financeiros, como cartão de crédito, crediário de loja ou banco (188), serviços essenciais, como energia, água/esgoto, gás, telefone, transporte (129), serviços privados, como academia, cursos, escolas, oficinas, automóveis (55), produtos, a exemplo de garantias, defeito, troca (39), planos de saúde (09) e habitação (01).

No ranking dos fornecedores mais reclamados neste período no município, o primeiro lugar ficou com a Telefônica Brasil S.A. Vivo, com 50 reclamações, o que corresponde a 12,59% do total. Na sequência aparecem as empresas: Oi Móvel S/A, com 29; Claro TV Sat Telecomunicações S.A, com 20; Banco Bradesco Cartões S.A., com 13; Tim Celulares S.A, com 12; Claro S.A e Sky Brasil Serviços Ltda, com 11 cada; Energisa MT, com 10; Brasilcard Administradora de Cartões e Havan Lojas de Departamentos Ltda, com 09 cada.

O atendimento do Procon de Lucas do Rio Verde é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, na Galeria Central de Serviços que fica localizada na Av. Paraná próximo à Av. Goiás, no Centro.

 

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/06/2026 08:37

Lucas do Rio Verde é escolhido como um dos polos regionais de formação da Polícia Militar de Mato Grosso

Município sediará turma do 35º Curso de Formação de Soldados e integra estratégia de descentralização do ensino da corporação


16/06/2026 07:30

Música e cultura: recitais das oficinas culturais acontecem nos dias 25, 26 e 27 de junho na Câmara

A entrada é gratuita e toda a população está convidada a prestigiar as apresentações e celebrar a cultura luverdense


15/06/2026 19:26

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugura UBS Parque das Araras

A nova unidade terá horário de funcionamento diferenciado, de segunda a sexta, das 7h às 17h e nos finais de semana e feriados, das 13h às 18h


15/06/2026 08:18

Mutirão recolhe 160 quilos de resíduos no Parque dos Buritis e Lago Ernani José Machado

Ação integrou a programação da Semana do Meio Ambiente e reuniu poder público, iniciativa privada e voluntários


15/06/2026 07:38

Aluna da oficina de ballet de Lucas do Rio Verde é selecionada para etapa nacional da Escola Bolshoi

A conquista da jovem bailarina reforça a importância das oficinas culturais na formação e desenvolvimento de talentos luverdenses


13/06/2026 12:57

Transformação da Escola Estadual do bairro Vida Nova em Escola Militar Dom Pedro II recebe apoio unânime em audiência pública

Aprovação da comunidade escolar impulsiona iniciativa da gestão municipal em parceria com a Seduc e o Corpo de Bombeiros do Estado


13/06/2026 09:51

Nota de pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico


12/06/2026 13:26

Lucas do Rio Verde realiza caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Objetivo foi lembrar que toda criança tem direito a crescer com respeito, cuidado e segurança


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual


11/06/2026 17:00

Cursos gratuitos nas áreas de administração e bem-estar abrem vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam ainda no mês de junho e as vagas são limitadas.